Terapia por Ondas de Choque contra doenças de difícil solução
Tratamento é indicado para dores crônicas que não respondem bem ao tratamento medicamentoso ou à fisioterapia
O Tratamento por Ondas de Choque (TOC) tem se destacado por se mostrar eficiente contra doenças de difícil solução. Diferente de outros tratamentos, neste caso, há uma ação mecânica do aparelho no corpo do paciente. Uma onda acústica produz microbolhas que se chocam com a região a ser tratada, produzindo uma contração seguida por expansão do tecido.
Segundo o ortopedista Dr. Osires Muniz, esta mecânica gera uma resposta do próprio organismo determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias e um aumento na microcirculação local: “Esse processo leva a uma resolução do processo inflamatório-degenerativo. Por isso, o paciente sente apenas uma pequena dor local durante a aplicação”.
O procedimento é indicado para dores crônicas que não respondem bem ao tratamento medicamentoso ou à fisioterapia. De acordo com estudos recentes, a taxa de sucesso varia de 65% a 91%. Em geral, poucas sessões são suficientes para que se alcance o melhor efeito terapêutico.
A terapia por ondas de choque é indicada em casos de: “tendinites” (tendinopatias) dos ombros, quadris, tornozelos, bursites, fascite plantar, epicondilite, lombalgia (miofascial) e outras dores crônicas.