Síndrome acromial: operar ou não operar?
“Eis a questão... Vai depender do tipo de lesão e qual o tratamento mais indicado para cada caso” argumenta Renato Bastos cirurgião ortopédico especialista em ombro.
Mais conhecida como síndrome do impacto do ombro a luxação acromioclavicular é uma lesão que causa dor, inchaço e dificuldade nos movimentos (principalmente, aqueles com os braços acima da cabeça), demandando tratamento com ortopedista especialista em tratamento de ombro..
Paciente com sintomas de síndrome acromial
Aproximadamente, 60 anos, chegou no ambulatório da Orto Center com dor intensa e comprometimento funcional para o ombro esquerdo. O paciente convivia com esses sintomas há longa data e sem melhora com o tratamento conservador aquele sem necessidade de cirurgia.
“Diversos meses de tentativa, sem sucesso, após diagnóstico clínico optei pelo tratamento cirúrgico. Normalmente, a cirurgia para as luxações acromioclaviculares trazem excelentes resultados, principalmente se ocorrerem ainda na fase aguda da lesão”, garante o doutor Renato Bastos.
Cirurgia realizada em 28 de outubro
Diante do exame de Ressonância Magnética, o médico, observou uma lesão parcial do tendão supraespinhal, localizado na parte superior do ombro. Ou seja: a lesão afetava apenas parte das fibras do tendão, sem rompê-lo por completo.
No acesso intra-articular, doutor Renato percebeu que não existia muita relevância nesse tipo de lesão.
Segundo o cirurgião um fato interessante e que chamou sua atenção nesse tipo de patologia foi a presença de um grande processo inflamatório com bastante sangramento.
“Pela via subacromial, fiz a limpeza. Depois de controlado o sangramento, retirei grande parte da bursa inflamada, principalmente, aquela localizada abaixo da clavícula na relação anatômica com a acrômio”.
Em seguida, iniciou a retirada parcial do acrômio, proeminência óssea da escápula localizada na parte superior do ombro, com objetivo de aumentar o espaço entre a bursa e o manguito do ombro.
“Com isto, realizei um inventário de todas as estruturas da região do manguito, finalizando o procedimento”.
Recuperação do paciente
Vai depender de diversos fatores. Geralmente, o paciente é capaz de usar computador e comer com o ombro operado, após 3 ou 4 dias. Por volta de 6 semanas, fortalecimento e musculação, sempre com orientação médica e acompanhados por fisioterapeutas até sua completa reabilitação.
Participaram do procedimento: Renato Bastos (cirurgião ortopédico), Claudia Ramos (anestesista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
Sofreu uma lesão no ombro? Procure atendimento médico especializado o quanto antes e evite complicações, que podem até mesmo ser irreversíveis.
Conte com a Clínica Orto Center! Entre em contato através do WhatsApp 3861-6477.
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook). Assista o vídeo da cirurgia e compartilhe.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center