Saiba o que pode ocasionar a compressão nas raízes da coluna lombar
“Na maioria das vezes pode ser uma Artropatia degenerativa ou a presença de um cisto sinovial” argumentam os ortopedistas Edward Robert Orr e Renato Bastos.
A compressão radicular lombar, também conhecida como radiculopatia lombar, é uma condição neurológica que ocorre quando as raízes nervosas da coluna lombar são comprimidas ou irritadas.
Tratamentos para a compressão na coluna
Podem ser cirúrgicos ou conservadores. Vai depender do tipo de compressão, a idade do paciente, a presença de sintomas neurológicos, entre outros fatores. A escolha é do médico.
Histórico do paciente
Atendido no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos, paciente, 67, apresentava dor intensa na parte inferior das costas, dormência e fraqueza nas nádegas e pernas, além de potência muscular para o membro inferior à esquerda.
Após analisarem os exames físico e de imagem, tais como Raios X e Ressonância Magnética, os médicos chegaram à conclusão que se tratava de um processo compressivo na coluna, oriundo das raízes nervosas de L4 e L5 à esquerda.
O que ocasionou esse processo compressivo?
“Artropatia degenerativa, espessamento do ligamento amarelo e a presença de um pequeno cisto sinovial e do recesso lateral que é uma parte da coluna vertebral, onde as raízes nervosas saem da medula espinhal e entram nos forames neurais que são aberturas na coluna que permitem a passagem das raízes dos nervos espinhais,” assinalam os ortopedistas e traumatologistas.
Em resumo: “São diversos pontos anatômicos que favorecem esta compressão” complementam.
Cirurgia endoscópica em 19 de novembro
Segundo os especialistas no procedimento a opção e o objetivo da cirurgia foi liberar as raízes emergente de L4 e a descendente de L5.
Os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos ressaltam que essa cirurgia é sempre muito trabalhosa, em função das alterações degenerativas e das estruturas neurais, intimamente relacionadas com as estruturas anatômicas.
“Quando chegamos ao canal central no sentido de liberar as raízes espinhais todo cuidado é pouco”, alertam.
Dessa forma, eles finalizaram o procedimento com sucesso. A partir de agora no pós-operatório é necessário iniciar os protocolos da respiração.
Participaram do procedimento endoscópico: Os cirurgiões ortopédicos Edward Robert Orr e Renato Bastos, o anestesiologista Bruno Rangel e a instrumentadora cirúrgica Erica Torres.
ALERTA!
Você não precisa viver com dores na coluna. Busque o mais rápido possível um especialista para obter o diagnóstico e tratamento adequados.
Agende uma consulta com a gente pelo WhatsApp 3861-6477 e melhore a sua qualidade de vida!
Acompanhe nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center