Quando ocorre a síndrome acromial, mais conhecida como síndrome do impacto do ombro?
“A condição ocorre quando o espaço entre o acrômio e o manguito do ombro diminui. Nesse caso, a melhor opção é a Artroscopia, procedimento minimamente invasivo”, afirma Renato Bastos, cirurgião especialista no procedimento.
Paciente, meia idade, atendido no ambulatório da Orto Center, por doutor Renato Bastos, sentia muita dor e incapacidade funcional para o ombro.
Após exames físicos e complementares, utilizados pelo médico para a confirmação de hipóteses diagnósticas, o paciente foi atestado com síndrome acromial que nada mais é do que a diminuição do espaço entre o acrômio osso que protege a região subacromial e o manguito do ombro.
A compressão prolongada pode levar a inflamação ou degeneração das estruturas do ombro.
“Depois de diversas tentativas conservadoras, sem sucesso, a orientação ao nosso paciente foi a de realizar a Artroscopia procedimento que aconteceu no dia 22 de outubro. Sem dúvida, nesse caso, a melhor opção” complementa Bastos.
Anatomia da síndrome acromial
Se nós olharmos a anatomia da patologia o tendão supra espinhoso se origina na omoplata e na fossa supra espinhal que se caracteriza como um músculo do ombro que vai em direção ao tubérculo maior do úmero o osso mais longo e maior do braço, que se estende do cotovelo até o ombro.
Segundo Bastos, “durante este trajeto ele passa por debaixo do acrômio osso que protege a região subacromial e em algumas situações com variações anatômicas”.
O cirurgião ortopédico disse ainda que até mesmo a artropatia degenerativa no ombro, pode determinar o aparecimento de uma situação crítica na passagem do tendão, entre o acrômio e a cabeça do úmero, chegando em alguns casos a sua ruptura.
Dependendo da forma anatômica do acrômio e da situação que ele se encontra poderá comprometer e diminuir o espaço entre o osso e a cabeça do úmero.
“Levando ao sofrimento e em algumas vezes até a lesão do tendão do supra espinhoso” finaliza o doutor Renato Bastos.
Participaram do procedimento: Renato Bastos (cirurgião ortopédico); Naiana Oria Soares Lerbage (anestesiologista) e Marisa Brandão (instrumentadora cirúrgica).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center
Quer saber mais sobre Anatomia da síndrome acromial? Siga nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook) e assista o vídeo e visualize as imagens. Compartilhe.
Crédito imagens: Doutor Renato Bastos – Diretor médico Clinica Orto Center