Qual a relação entre a Sarcopenia e a Osteoporose?
Saiba como uma se diferencia da outra
Durante o processo de envelhecimento acontece uma perda natural de massa óssea em nosso corpo numa taxa aproximada de 0,5% por ano. Assim como a perda de massa muscular que atinge pelo menos 15% dos brasileiros com idade acima de 60 anos. No entanto, o problema é quando essas perdas ocorrem de maneira progressiva em um curto espaço de tempo.
Os sintomas da osteoporose e da sarcopenia são silenciosos, sendo assim, é comum que elas sejam tratadas de forma inadequada, sem um diagnóstico preciso. Dessa maneira, é importante conscientizar os profissionais de saúde que na maioria das vezes as perdas de massa óssea e muscular acontecem simultaneamente ou uma por causa da outra.
Como podemos ver, a osteoporose e a sarcopenia são patologias referentes à perda, sendo uma de cálcio nos ossos e a outra de massa muscular, respectivamente. No entanto, ambas possuem uma estreita relação, pois uma das consequências da perda de massa muscular é a falta de equilíbrio, que resulta em quedas da própria altura e que, com o tempo, pode se tornar perda de massa óssea também. Dessa maneira, a Fundação Internacional de Osteoporose - (International Osteoporosis Foundation - IOF) subscreve o tratamento de maneira correlacionada, incluindo a sarcopenia em sua categoria.
Uma equipe multidisciplinar trabalha em conjunto na Orto Center para garantir um melhor prognóstico aos pacientes, tanto da osteoporose quanto da sarcopenia. As especialidades que participam do tratamento e precaução dessas patologias são ortopedia, traumatologia, nutrição, fisioterapia e imagem. Atualmente, nossa atenção está voltada para a prevenção em mulheres acima de 45 anos e homens acima dos 60.