Procedimentos endoscópicos variam de acordo com a complexidade dos sintomas
Conheça novo caso de uma paciente dos cirurgiões ortopédicos Edward Robert e Renato Bastos da Orto Center.
Cada caso é um caso... Os procedimentos endoscópicos que a princípio aparentam alguma semelhança, diante dos olhos dos cirurgiões eles são sempre casos únicos e que nunca se repetem seja pela história do paciente, sexo, idade e / ou através de exames complementares.
“O que define a complexidade dos sintomas é a intensidade de compressão pela hérnia ou a compressão que o processo articular exerce sobre a raiz” explicam os doutores Edward Robert e Renato Bastos.
A paciente jovem, 47 anos, submetida a Endoscopia de Coluna, em 13 de fevereiro passado, convivia provavelmente há anos, com uma hérnia posterior e póstero lateral à direita.
Segundo os cirurgiões ortopédicos do corpo clínico da Orto Center o início dos sintomas se deu não pela hérnia e, sim, pelo processo articular superior que começou a comprimir a raiz emergente que sai entre as vértebras L4 e L5: “É lógico, que como a paciente já tinha uma pequena hérnia foi o suficiente para decidirmos pelo procedimento cirúrgico” acrescentam os especialistas.
Objetivo do procedimento endoscópico
De acordo com Edward Robert e Renato Bastos o objetivo com a Endoscopia foi liberar a raiz emergente e a raiz transeunte, que desce neste nível, para emergir no espaço inferior de L5 e S1.
Em seguida, os cirurgiões retiraram a SAP (processo articular superior) para liberação das raízes e logo após retiraram com sucesso a hérnia discal.
Parabéns doutores Edward e Renato Bastos e toda a equipe cirúrgica Orto Center! Sempre dividindo experiências com pacientes e internautas que acompanham nossas mídias sociais.
Gostou do conteúdo? Acesse o YouTube, Instagram e Site da Orto Center e visualize nossos vídeos. Esperamos você.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center