Por que a casa segura é tão importante para os idosos?
A maioria das lesões em pessoas com mais de 50 anos acontecem em casa
Algumas mudanças, como a retirada de carpetes e tapetes, o uso de piso antiderrapante, mesas com quinas arredondadas e instalação de barras de segurança no banheiro podem diminuir em até 40% das fraturas.
Para quem tem sarcopenia, que é a perda de massa muscular, atividades rotineiras podem ser um grande desafio, pois junto com essa perda da massa há também a sensação de peso e rigidez nos membros, redução da velocidade da marcha, dificuldade ou incapacidade de subir escadas e diminuição na força de preensão palmar. Os sintomas deixam a pessoa mais vulnerável à quedas e fraturas, que podem gerar graves consequências, como inclusive a internação. Nesses casos, a casa segura se torna extremamente importante.
Para evitar as quedas em casa, todos os cômodos devem ser adaptados para tornar a residência mais segura, principalmente para quem tem sarcopenia. E isso inclui também a área externa da casa, que deve ter fácil acesso, sem obstáculos, com marcações no chão e boa iluminação.
Veja 10 dicas para deixar a casa mais segura:
- Barras de segurança no banheiro
- Retire os tapetes da casa
- Evite móveis na passagem
- Maçanetas tipo alavanca
- Molas aéreas ou dobradiças com molas nas portas
- Coloque pequenas rampas onde houver desníveis no chão
- Colchão, cama, vaso sanitário e bancadas na altura certa
- Boa iluminação
- Chão e proteção antiderrapante no box
- Corrimão na escada
A Orto Center é a única clínica da região qualificada para o tratamento da sarcopenia, com uma equipe multidisciplinar, que conta com ortopedistas, reumatologistas, psicólogo, fisioterapeutas, educador físico, nutricionista e arquiteta.
Leia também:
Os 5 principais sintomas da sarcopenia
Como a sarcopenia afeta a vida sexual