Pilates emagrece?
Nossa fisioterapeuta, Carla Gomes, responde
O método é uma forma de exercitar os músculos sem maiores impactos nas articulações e na coluna, e deve ser realizado sempre com o acompanhamento de um profissional.
O pilates oferece muitas vantagens e benefícios à qualidade de vida de quem o pratica. Por exemplo, ele proporciona melhora da resistência física, mental, flexibilidade, tonifica e alivia dores nos músculos, além de relaxar e melhorar a autoestima. O pilates também melhora a postura e o centro de força do corpo, auxiliando a respiração e mobilidade.
Não há restrições e, além de atividade física, também pode ser praticado como atividade de reabilitação.
O pilates também ajuda na prevenção da osteoporose. Isso porque a prática estimula os músculos, que aumentam a proteção aos ossos, além de trabalharem numa “remodelação” do tecido mineral ósseo.
Métodos
Existem dois tipos de métodos no pilates:
- Solo - Geralmente o pilates no solo é usado em pessoas com um nível mais avançado, pois nesse caso é usado o peso corporal com o auxílio de acessórios.
- Aparelhos – No pilates com aparelhos há o auxílio das molas, que servem como carga ou para ajudar nos movimentos.
Pilates emagrece?
De acordo com a nossa fisioterapeuta, Carla Gomes, o Pilates não emagrece: “O que acontece é que muitas vezes, com a melhora postural, a gordura localizada em determinadas regiões do corpo, devido à má postura, tende a ficar menos visível”.