O que é estenose do canal vertebral? A cirurgia endoscópica é indicada para este caso?
“Acompanhe o histórico da nossa paciente com 72 anos e confira porque optamos pela Endoscopia” acrescentam Edward Robert Orr e Renato Bastos – cirurgiões especialistas no procedimento.
O que é estenose do canal vertebral?
Trata-se de uma condição em que o canal vertebral, por onde passam os nervos, tornou-se estreito.
A doença pode afetar a coluna cervical, torácica ou lombar. A área mais comumente atingida é a lombar, seguida da cervical.
Quando a estenose do canal vertebral é cirúrgica?
Quando os incômodos causados pela patologia impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente. Ou, quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.
Histórico da paciente
Idosa, 72, portadora de estenose no canal vertebral do tipo central e facetário, no nível L4 e L5, onde contém as raízes nervosas na região lombar, chegou no ambulatório da Orto Center, sentindo dor e com impotência funcional irradiada para os membros inferior direito e esquerdo.
Como de hábito para compreender melhor o quadro e auxiliar em um diagnóstico mais preciso, os doutores Edward e Bastos, solicitaram a paciente exames físico e de imagem, como Raios-x e Ressonância Magnética.
“Infelizmente não obtivemos sucesso com o tratamento conservador realizado por um período de praticamente seis meses” lamentam os médicos especialistas em cirurgia de coluna,
Cirurgia endoscópica realizada em 16 de julho
Feito o acesso interlaminar (incisão pela parte de trás da coluna) os cirurgiões ortopédicos retiraram parte do processo articular e o ligamento amarelo:
“Sempre chamamos atenção que as estenoses degenerativas são cirurgias trabalhosas, pois existem diversas estruturas anatômicas que contribuem na compressão. Depois de praticamente duas horas de procedimento, finalizamos com êxito a Endoscopia”, comemoram Edward e Bastos.
Os doutores lembram que a maioria dos pacientes com estenose do canal vertebral são idosos e portadores de comorbidades, portanto requerem mais atenção que os jovens.
Recuperação pós-operatória
Acompanhamento periódico com um especialista em coluna para avaliação;
Sessões de Fisioterapia prescritas: tanto para reabilitar a funcionalidade do paciente, quanto para fortalecer a estrutura osteomuscular vertebral.
Participaram do procedimento endoscópico: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Agende sua consulta com um de nossos especialistas. Entre em contato através do WhatsApp: 3861-6477
Quer saber mais sobre outros procedimentos e tratamentos médicos?
Confira nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site para conhecer os profissionais eficientes da Orto Center.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center