Meu ombro saiu do lugar. O que fazer?
Na maioria dos casos a Artroscopia resolve o problema, afirma Renato Bastos, cirurgião ortopédico da Clínica Orto Center.
Anatomia da Instabilidade anterior do ombro
É a situação em que o ombro se desloca (“sai do lugar”). Ou seja: Quando ocorre o deslocamento (na verdade, o termo é luxação), o osso do braço, chamado de úmero, se desloca para frente do corpo.
“Esta patologia apresenta os primeiros sintomas logo depois do início da adolescência. Quando ela se torna recorrente o ideal é indicar o tratamento cirúrgico por vídeo” explica o doutor Renato Bastos.
Artroscopia de Ombro
Após realizar exames físico e complementares de imagem e baseado na história clínica do paciente jovem, 36, o cirurgião diagnosticou instabilidade anterior do ombro e decidiu pela Artroscopia realizada em 26 de abril passado.
“Na verdade, o que determinou o aparecimento da instabilidade foi a soltura da cápsula anterior da cavidade da escápula denominada glenóide” (vide vídeo) complementa o cirurgião.
Luxação recidivante de Ombro
Importante ressaltar, segundo Bastos, que nesse tipo de luxação o momento ideal para indicar a Artroscopia (procedimento por vídeo) é sempre depois de dois ou três anos do primeiro episódio.
O cirurgião ortopédico destaca também os fatores que em algumas ocasiões limitam o resultado cirúrgico:
“Para os casos de longa data de apresentação das primeiras luxações encontramos alterações inveteradas não só da cabeça do úmero como da cavidade glenóide (cavidade articular) assim como alterações tipo deformidade Hill-Sachs, ou seja, quando a cabeça do úmero sai para frente (luxação anterior) e se desencaixa da glenóide”.
Bastos conclui: “Incentivo que os adolescentes com luxação recorrente optem pelo tratamento cirúrgico ainda na segunda década de vida para que obtenham melhores resultados”.
Vale lembrar que só um especialista em cirurgia de ombro pode definir qual a melhor opção para sua patologia. Na Clínica Orto Center você encontra os melhores especialistas e todas as possibilidades de tratamentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center