Endoscopia é a solução para múltiplos níveis de compressão da coluna?
  • 20/05/2024

Endoscopia é a solução para múltiplos níveis de compressão da coluna?

“Na maioria das vezes, sim...” respondem os ortopedistas - Edward Robert Orr e Renato Bastos – especialistas no procedimento

Os múltiplos pontos de compressão tanto à direita, quanto à esquerda da coluna lombar, surgem, geralmente, em pacientes idosos

“Caso do nosso paciente de 60 anos, com sintomatologia de meses de evolução para a região anterolateral da coxa do lado esquerdo e irradiação para a face lateral da perna esquerda” destacam os médicos.

Após várias tentativas com tratamentos conservadores, sem melhora, os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos optaram pelo procedimento cirúrgico via endoscópica e justificam:

“Analisamos os exames radiológicos e a Ressonância Magnética e concluímos que existiam múltiplos níveis de compressão para as Raízes L2, L3, L4 e L5 assim como na S1”

Os doutores alertam que as alterações degenerativas apresentadas na Ressonância Magnética muitas das vezes não coincidem com a Raiz Espinhal que determina os sintomas do paciente.

Importância do pré-cirúrgico

Os cirurgiões ortopédicos chamam atenção para a importância do planejamento nesse período:

“A análise criteriosa dos exames físicos e complementares são decisivos para a escolha de que Raiz ou Raízes serão liberadas na hora do procedimento e envolvidas com os sintomas do paciente”.

Vale lembrar, que as abordagens cirúrgicas devem sempre ser esclarecidas ao paciente antes do procedimento:

“Qual objetivo da cirurgia? O que será descomprimido? Algumas das vezes o paciente mais idoso com múltiplos pontos de compressão estão sujeitos a novas intervenções em outras Raízes espinhais” alertam.

Endoscopia da coluna lombar realizada em 16 de maio

Após a análise minuciosa dos exames, os cirurgiões concluíram que as raízes L4 e L5, à esquerda, sem dúvida nenhuma, eram as responsáveis pelo comprometimento e determinantes na escolha pela descompressão.

O caminho para liberarem a Raiz descendente de L5 e a Raiz emergente de L4 foi o acesso transforaminal realizado pelo lado da coluna:

"Acreditamos que foi a melhor solução para este caso” finalizam. 

Participaram do procedimento endoscópico: Edward Robert Orr Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

Quer saber mais sobre outros procedimentos e tratamentos médicos? Confira nossas mídias sociais  (YouTubeInstagram e Facebook) ou navegue pelo Site para conhecer os profissionais eficientes da Orto Center.

Agendamento:

Entre em contato através do nosso WhatsApp 3861-6477

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center