Endoscopia da coluna remove a hérnia discal?
“Sim e de forma muito menos invasiva do que a cirurgia aberta convencional” afirma Edward Robert Orr e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos especialistas no procedimento.
“Além da remoção da hérnia, a Endoscopia de coluna permite excelente descompressão das raízes nervosas” , complementam.
Por que a opção pela Endoscopia?
Paciente, 40, atendido no ambulatório da Orto Center, pelos doutores Edward Robert e Renato Bastos, apresentava uma hérnia póstero lateral bastante volumosa, com espessamento do ligamento amarelo na região facetária (parte posterior da coluna).
“E se não fosse o suficiente a hérnia também aderia a parede anterior das raízes L5 e S1” destacam.
Constatada falha no tratamento conservador e diante do diagnóstico, os cirurgiões optaram pela cirurgia via endoscópica com acesso interlaminar. Ou seja: por trás da coluna, em L5 e S1.
Pré operatório
De maneira geral, os médicos sempre alertam o paciente, sobre a possibilidade da presença de parestesias - formigamento no membro inferior - devido a necessidade, durante o procedimento. em manipular a raiz espinhal, além de aderência da hérnia nesta região.
“Nesses casos excepcionais, podemos esperar uma raiz edemaciada com grande processo inflamatório. Estas alterações inflamatórias podem ocorrer nas hérnias volumosas e endurecidas que, na maioria das vezes, desaparecem em torno de 45 dias”. destacam os cirurgiões ortopédicos.
Endoscopia realizada em 30 de abril
Iniciado o acesso posterior e retirado o ligamento amarelo extremamente espessado, os doutores identificaram: a dura máter (responsável por toda a sensibilidade intracraniana) e a raiz espinhal rechaçada, em direção posterior ao canal vertebral.
“Todo cuidado é pouco nestes casos. Conhecendo essas dificuldades, optamos pela retirada parcial do processo articular para obtermos um grande acesso à região lateral e anterior da raiz espinhal” acrescentam.
Identificadas a dura máter, a raiz espinhal e a hérnia de disco foi iniciado com muito cuidado a separação, uma vez que o processo inflamatório era nítido em todo o trajeto da raiz, até a chegada do gânglio espinhal.
Fase final com êxito
“Após cerca de duas horas de procedimento, conseguimos com grande sucesso a liberação total da raiz espinhal, onde visualizamos o bater da dura mater” Realizamos a sutura da pele com cerca de meio centímetro e vamos iniciar a recuperação funcional do nosso paciente” comemoram Edward Robert e Renato Bastos,
Participaram da Endoscopia da coluna para a retirada da hérnia discal: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Parabéns, equipe Orto Center!
Quer saber mais sobre outros procedimentos e tratamentos médicos? Confira nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site para conhecer os profissionais eficientes da Orto Center.
??Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center