Endoscopia da Coluna Lombar em paciente idosa
Os cirurgiões ortopédicos Edward Robert e Renato Bastos apresentam um caso interessante e bem-sucedido.
A paciente de 71 anos operada pelos médicos especialistas em Endoscopia da Coluna no dia 1º de março, quando procurou os serviços da Orto Center sentia muitas dores na lombar, com episódios de irradiação para a raiz L5 à esquerda.
A idosa foi operada duas vezes, por via aberta, de estenose lombar (doença causada pelo estreitamento do canal espinhal). Na primeira, a cerca de 20 anos e na segunda, aproximadamente há 10 anos.
Histórico da paciente
Após solicitarem todos os exames de rotina, entre eles Raios X, Ressonância Magnética, Eletroneuromiografia, os médicos decidiram pela Endoscopia da Coluna Lombar cirurgia minimamente invasiva e bem menos agressiva que a conservadora.
“Os laudos apontaram para hérnias múltiplas e artrose avançada bilateral e a Eletroneuromiografia um comprometimento das Raízes L4, L5 e S1 a direita” acrescentam os cirurgiões.
Porém durante o ato cirúrgico, para a surpresa da equipe, a raiz direita não apresentava sintomas, mas a esquerda sim, sintomas para L5.
Segundo Edward Robert e Renato Bastos seguindo o princípio da Endoscopia sempre no exame físico do paciente eles perguntam: Qual a raiz que dói? Qual a maneira mais fácil de chegar para a descompressão? Neste caso, eles optaram pela descompressão da região de L5 e L4 à esquerda.
“Realmente, uma cirurgia bastante trabalhosa, pois estávamos diante de Artropatia (doença articular) avançada, com estenose espinhal, pelo estreitamento do canal central” complementam os cirurgiões ortopédicos.
“Depois da retirada das estruturas ósseas que estavam comprimindo a raiz e a retirada da hérnia, a cirurgia foi um sucesso” comemoram.
Equipe cirúrgica Orto Center: Diferencial em Ortopedia e Traumatologia no Rio de Janeiro. Paciente em primeiro lugar.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center