Cirurgia da coluna por via endoscópica resolve hérnia discal
  • 15/09/2024

Cirurgia da coluna por via endoscópica resolve hérnia discal

“Trata-se de uma abordagem menos invasiva e que tem como principais vantagens para o paciente uma recuperação mais rápida e menos dolorosa”, afirmam Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos especialistas em Endoscopia da coluna lombar.

A cirurgia de hérnia discal, que consiste na descompressão do nervo ciático, pode ser feita por Endoscopia, sem dor relevante no pós-operatório e com rápida recuperação.

hérnia discal manifesta-se por dor irradiada para a nádega e perna, até o pé, conhecida por dor ciática, que pode ser acompanhada de outros sintomas como formigueiros, falta de força ou diminuição da sensibilidade.

Histórico da paciente

Idosa, 77, atendida no ambulatório da Orto Center, queixava-se de que sentia, há muito tempo, dores fortes na coluna lombar em dois níveis diferentes das raízes de L5 e S1 (hérnia discal). O primeiro sintoma, à direita, e o segundo, à esquerda.

Após análise e avaliação dos exames clínico e complementares da paciente, de modo a programar todo o processo terapêutico, os doutores Edward Robert e Renato Bastos, chegaram à conclusão de que a sintomatologia mais importante seria a da raiz de L5.

“Neste nível, conseguimos configurar o envolvimento de duas raízes: a emergente de L4 e a descendente de L5” , avaliam os cirurgiões ortopédicos.

Procedimento endoscópico em 11 de setembro

O acesso escolhido foi por via foraminal (espaço entre as vértebras), à direita, para liberação de ambas as raízes com a retirada do SAP (Processo Articular Superior) na vértebra inferior de L5.

“Realizamos a cirurgia conforme o planejado e vamos aguardar o pós-operatório. Como a maioria dos pacientes, retomando suas atividades normais em curtos períodos, não podendo fazer esforços físicos” finalizam Edward Robert e Renato Bastos.

No entanto, eles lembram que a cooperação ativa e adesão rigorosa da paciente, às orientações do médico, são vitais para garantir uma recuperação bem-sucedida.

Participaram do procedimentoEdward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

ALERTA, PACIENTE!

A intervenção através deste procedimento só deve ser indicada caso haja falha no tratamento conservador e com uma análise prévia de um médico especialista de coluna.

Quer saber mais sobre outros procedimentos e tratamentos médicos? Confira nossas mídias sociais  (YouTubeInstagram e Facebook) ou navegue pelo Site para conhecer os profissionais eficientes da Orto Center.

Agendamento:

Entre em contato através do WhatsApp 3861-6477

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center