Artropatia avançada nas articulações com hérnia de disco: um caso interessante
“Para as patologias degenerativas em pacientes idosos acreditamos que a cirurgia endoscópica seja a melhor opção” relatam Edward Robert Orr e Renato Bastos especialistas no procedimento.
Paciente idosa, 68, atendida no ambulatório da Orto Center, queixou-se que por um longo período sentiu dores fortes na coluna lombar com sintomas para as Raízes L3 e L4.
O primeiro passo, para aliviar as dores e reduzir a inflamação, os doutores indicaram tratamento conservador com anti-inflamatórios e analgésicos, mas não obtiveram sucesso.
Depois de analisarem o caso chegaram à conclusão de que o caminho mais indicado seria o tratamento cirúrgico.
“Diante do resultado dos exames físico e complementares como Raios X, Ressonância Magnética e Tomografia computadorizada decidimos que o acesso seria por via transforaminal, à esquerda, das Raízes L3 e L4” complementam Edward Robert Orr e Renato Bastos.
Cirurgia endoscópica em 05 de fevereiro
No decorrer do procedimento, os cirurgiões observaram, que, a paciente apresentava artropatia avançada pelo processo articular superior (SAP), ocasionando compressão importante para a Raiz descendente L4, somando-se ainda, ao espessamento do ligamento amarelo:
“Sem dúvida, que esse evento, em muitos casos, contribui para estenose (estreitamento) do canal da região lombar, uma vez que está presente, ao longo de toda região posterior do canal vertebral” acrescentam, os cirurgiões ortopédicos.
Hérnia de disco
Durante o ato cirúrgico, os doutores Edward e Renato, perceberam também a presença da patologia localizada na região central e posterior lateral das Raízes L3 e L4:
“Diante disso, chegamos à conclusão de que as compressões eram diversas para Raiz descendente L4 entre elas artrose do processo articular, espessamento do ligamento amarelo e hérnia discal posterior e lateral” destacam.
Os especialistas no procedimento alertam que na maioria dos casos a cirurgia endoscópica melhora os sintomas, mas, em outros, finalizam:
“Necessitam de uma segunda abordagem a fim de minimizar a sintomatologia pois não é incomum o comprometimento em outros níveis da coluna vertebral”.
Participaram da cirurgia endoscópica: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora).
Somente um cirurgião de coluna experiente pode dizer se o procedimento endoscópico é recomendado para o seu caso. Marque uma consulta com um de nossos médicos e tire as suas dúvidas. Acesse nossos vídeos nas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook) e entre em contato através do nosso WhatsApp 3861-6477.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center