Ações das Ondas de Choque
O procedimento é indicado para dores crônicas que não respondem bem ao tratamento medicamentoso ou à fisioterapia
Diferente de outros tratamentos, no Tratamento por Ondas de Choque (TOC), há uma ação mecânica do aparelho no corpo do paciente. Uma onda acústica produz microbolhas que se chocam com a região a ser tratada, produzindo uma contração seguida por expansão do tecido.
Segundo o ortopedista Dr. Osires Muniz, esta mecânica gera uma resposta do próprio organismo determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias e um aumento na microcirculação local: “O tratamento leva a uma resolução do processo inflamatório-degenerativo”.
As ações das Ondas de Choque:
1. Ação mecânica, gerando micro-lesões no tecido alvo, sem danificar tecidos adjacentes, liberando uma série de fatores de crescimento para o processo de reparação tecidual.
2. Ação analgésica por estímulo local, liberando substâncias que atuam na fisiologia da dor, diminuindo o impulso doloroso local e até mesmo eliminando a “Memória de Dor”.
3. Ação vascular pela liberação de óxido nítrico local, provocando a neoformação de micro-vasos que melhoram a irrigação e oxigenação local.
4. Estimulação das mitocôndrias, com incremento de energia, ATP tecidual.
5. Mobilização, migração e diferenciação de células tronco.
O procedimento é indicado para dores crônicas que não respondem bem ao tratamento medicamentoso ou à fisioterapia. De acordo com estudos recentes, a taxa de sucesso varia de 65% a 91%. Em geral, poucas sessões são suficientes para que se alcance o melhor efeito terapêutico.
As vantagens do tratamento
A TOC é um tratamento não invasivo, que não necessita internação hospitalar e nem afastamento do trabalho para os pacientes que estão em tratamento.
Leia também:
Terapia por Ondas de Choque X dores crônicas
Terapia por Ondas de Choque contra doenças de difícil solução
Terapia por Ondas de Choque promete acabar com dores crônicas