A hérnia de disco pode voltar após a cirurgia?
  • 21/10/2024

A hérnia de disco pode voltar após a cirurgia?

“A recidiva de hérnia é uma complicação comum e demanda uma nova operação para repará-la e devolver a porção do órgão novamente ao lugar”, asseguram Edward Robert Orr e Renato Bastos

Por que a hérnia volta depois da cirurgia?

Pergunta que a maioria dos pacientes que sofre com a patologia faz aos médicos. Geralmente, entre outros fatores o retorno da hérnia pode ter a ver com o aumento da pressão intra-abdominal, excesso de esforço como pegar peso e tosse crônica.

Operado de hérnia de disco bem-sucedida, há 2 anos, paciente, 57, retornou ao ambulatório da Orto Center, com sintomas da doença para o membro inferior, a esquerda, sendo que neste período ele ficou livre de dor intensa.

Para a confirmação de hipóteses diagnósticas, os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos, realizaram exames físicos e complementares no paciente e observaram uma hérnia foraminal, à esquerda.

Reintervenção cirúrgica 

“Diante dos resultados, optamos pelo procedimento que nada mais é do que uma segunda cirurgia para corrigir ou melhorar os resultados de uma cirurgia anterior”.

Essa prática é comum em diversas áreas da Medicina, entre elas a Ortopedia e pode ser necessária por diversos motivos: complicações pós-operatórias, resultados insatisfatórios, ou mudanças nas condições de saúde do paciente.

Endoscopia Recidiva de Hérnia de Disco - 14 de outubro

Para a retirada da hérnia discal, os cirurgiões ortopédicos, optaram pela via de acesso foraminal, a esquerda;

“Com a remoção da hérnia, identificamos as raízes descendentes de L3 e L4  em toda a sua extensão e a raiz emergente de L3” destacam Edward Robert Orr e Renato Bastos.

Os doutores chamam a atenção que durante estas intervenções cirúrgicas são observadas muitas mudanças nas estruturas anatômicas que são as partes específicas do corpo de um organismo (esquelético, muscular, nervoso, etc), pois sempre ficam extremamente aderentes as estruturas nobres (ossos, cartilagens e tendões).

“Qualquer erro pode determinar lesão nessas estruturas, portanto paciência e cautela, contribuem para o sucesso do procedimento” finalizam.

Participaram do procedimentoEdward Robert Orr Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

Converse com o seu médico especialista em coluna vertebral e receba as orientações específicas para o seu caso. Acesse nossas mídias sociais ( YouTubeInstagram e Facebook) e fique bem informado. Compartilhe.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center