Endoscopia da Coluna Lombar
Planejamento cirúrgico é tudo para os bons resultados, garantem os cirurgiões ortopédicos da Orto Center.
Sem cortes e menos invasiva a Endoscopia da Coluna Lombar foi realizada pelos doutores Edward Robert e Renato Bastos dessa vez numa paciente de 82 anos com artrose avançada em diversos níveis da coluna.
Os sintomas que ela apresentava, além de dor lombar, cansaço ao andar por pequenas distâncias (claudicação intermitente).
Ao examinar as raízes nervosas da paciente - que saem respectivamente entre as vértebras de L2 e L3 - os médicos concluíram que a sintomatologia mais importante seria para a raiz L2 esquerda. Em seguida, com sintomas mais leves a L3.
Tática operatória
Por se tratar de uma paciente com 80 anos os doutores optaram em começar o procedimento pelo nível de L2 e L3, seguindo na região de L3 e L4 à esquerda. Eles acreditaram que como a raiz transeunte a que desce para a vértebra inferior foi descomprimida os sintomas iriam melhorar bastante, minimizando assim o ato cirúrgico.
“Realizamos apenas bloqueio foraminal dos processos articulares” explicam Edward Robert e Renato Bastos.
Os cirurgiões ortopédicos lembram que nos procedimentos por Endoscopia é importante determinar a raiz que dói, o melhor acesso cirúrgico para descompressão e o método mais fácil.
Renato Bastos finaliza: “Podemos comparar este procedimento como uma cirurgia em que o cirurgião age como SNIPER, ou seja, um atirador profissional que se oculta enquanto procura atingir os alvos com uma arma de precisão. No caso, operamos exatamente a raiz comprometida”
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center