Blog

Viscossuplementação para atletas

Viscossuplementação para atletas

Não é preciso ser um atleta profissional para acabar desenvolvendo um ou outro problema nas articulações. Atividades físicas em geral, desde exercícios simples como corridas de rua até práticas da moda como o Crossfit podem sobrecarregar os joelhos por causa de seus movimentos repetitivos e de alto impacto, que podem provocar lesões e o amolecimento da cartilagem.

O grande problema de “machucar” a cartilagem é que seu tempo de cicatrização é muito longo, já que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, ela possui poucas células e não têm vasos sanguíneos e nem terminações nervosas. Para que a recuperação seja completa, será preciso exercícios de fisioterapia, medicamentos ou até mesmo uma cirurgia.

A boa notícia é que, antes de ter que se submeter a uma intervenção cirúrgica, é possível tentar uma alternativa bem mais simples: a viscossuplementação!

O que é a viscossuplementação

O nome é grande e pode assustar, mas a viscossuplementação é um procedimento simples: consiste na injeção de ácido hialurônico em alguma área cartilaginosa. Esse ácido já é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas em caso de doenças cartilaginosas – como a artrose ou a osteoartrose –, as articulações precisam de uma quantidade maior do que o corpo consegue produzir, porque as superfícies dos ossos ficam ásperas, o fluido cartilaginoso se torna mais fino, e o espaço entre um osso e outro fica menor.

Pessoas que praticam atividades físicas certamente terão mais benefícios com as aplicações do ácido hialurônico, mas não são o único grupo que pode realizá-las. Indivíduos com dores crônicas nas articulações, pessoas que não podem tomar anti-inflamatórios e aqueles que não podem ou não gostariam de passar por uma cirurgia também são bons candidatos para o tratamento. A única contraindicação é para o uso em mulheres grávidas e em pessoas alérgicas a produtos de aves.

Como é feito o procedimento

Como uma simples coleta de sangue, o procedimento é feito em consultório, em condições estéreis. Dependendo do produto e da área de aplicação, o tratamento pode durar de três a cinco semanas.

Depois da aplicação, é recomendado evitar atividades físicas de longa duração, ou que exijam o suporte de muito peso, nos dois dias seguintes. No dia da aplicação, você pode usar uma compressa de gelo por 20 minutos se sentir qualquer desconforto, mas está liberado a voltar às atividades normais imediatamente após o procedimento.

Onde é possível aplicar

O procedimento foi desenvolvido para os joelhos, mas hoje em dia também pode ser feito em outras articulações, em menores quantidades e diferentes níveis de concentração. A viscossuplementação é um procedimento disponível para os joelhos, quadril, tornozelos, pequenas articulações, punho, ombro, cotovelos e articulações facetárias da coluna.

Resultados

A maior parte dos pacientes começa a perceber os resultados após a primeira aplicação, mas eles são graduais. Como cada caso é um caso, os benefícios podem aparecer somente após a terceira aplicação. Os resultados duram de 6 meses a um ano, apesar de algumas pessoas ainda sentirem alívio das dores por até três anos após o tratamento. No caso de atletas, que colocam mais peso e pressão sobre as articulações, pode ser necessária uma frequência maior de aplicações.

Outros benefícios

Além de lubrificar a articulação, a aplicação do ácido hialurônico também deve reduzir a ativação de células inflamatórias, estimular a produção do próprio ácido pelo corpo e estabilizar a degradação da matriz cartilaginosa, ao mesmo tempo em que estimula a produção de células cartilaginosas e de colágeno tipo II.

Viscossuplementação no Rio de Janeiro

É muito importante que as aplicações de ácido hialurônico sejam feitas nos lugares certos, por isso você precisa do trabalho de um profissional para obter os resultados esperados. Na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, o tratamento é realizado por ortopedistas e fisioterapeutas, para que o paciente se sinta seguro e os resultados sejam os melhores possíveis. Para resolver quadros de dor ou cuidar do seu corpo antes que ele apresente sinais de problemas, entre em contato e marque a sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>