Blog

Urgências ortopédicas: como proceder e o que fazer até a chegada do médico

Urgências ortopédicas: como proceder e o que fazer até a chegada do médico

As urgências médicas, embora devam ser tratadas por profissionais, podem ser amenizadas, desde que se procedam os primeiros socorros corretamente. Se realizados com cautela, o atendimento feito por leigos pode, inclusive, fazer a diferença entre sequelas irreversíveis ou a plena recuperação. Os procedimentos padrão devem ser observados rigorosamente, tais como:

  • Tente se comunicar com a pessoa – ela poderá dizer aonde está doendo e você poderá mantê-la imóvel, a fim de que o local da dor não se movimente. Jamais tente colocar ossos no lugar, deixe um especialista cuidar do acidentado.
  • Em caso de queda na rua – quando esse for o caso, evite movimentar a pessoa. Qualquer movimento inadequado poderá gerar danos ainda maiores e possíveis sequelas. Coloque alguma barreira para que pessoas e veículos avistem o problema e desviem. Assim, você mantém a segurança de todos presentes no resgate.
  • Em caso de fratura com ferimento – até o socorro chegar, o máximo que você poderá fazer é limpar o local e cobrir o ferimento com algum material limpo. Em caso de sangramento, é imprescindível fazer compressão no local para que se evite complicações por hemorragia. Isso poderá reduzir da gravidade da lesão e evitar problemas maiores como a hipovolemia.

Toda urgência médica deve receber como atendimento emergencial o serviço de urgência padrão, que pode ser o SAMU, ou o Corpo de Bombeiros. Se você não se sentir seguro para prestar os primeiros socorros, tente apenas manter o enfermo protegido, e o mais imóvel possível. Um socorro mal feito pode piorar ainda mais um quadro de fratura.

Clínica Ortopédica de qualidade faz a diferença na recuperação

Após os primeiros socorros, o paciente deverá ser encaminhado até uma clínica ortopédica especializada, principalmente se o problema atingir joelhos, vértebras ou articulações mais complexas. A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, urgências ortopédicas são atendidas em dias úteis, até as 22 horas. Conte com o apoio dos nossos especialistas em caso de emergências em ortopedia.

Dr Osiris Muniz

Dr. Osires Muniz Araújo
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.34923-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>