Blog

8

Tratamento por Ondas de Choque (TOC), método não invasivo de cura em ortopedia

Tratamento por Ondas de Choque (TOC), método não invasivo de cura em ortopedia

Embora possa parecer o contrário, o TOC, Tratamento por Ondas de Choque, não implica uso de eletricidade de qualquer tipo. Trata-se do uso de ondas sonoras, que mecanicamente atuam sobre uma região lesionada. O pulso sônico é curto e intenso o suficiente para provocar uma reação do organismo, em velocidade acima da do som (340,29 m/s, no nível do mar).

O método, em ortopedia, é bastante recente. Desde início da década de 1970, quando foi utilizado pela primeira vez para desintegrar cálculos renais, na Alemanha, as ondas passaram a ser utilizadas com fins de tratamento também em ortopedia.

Em 1988, foi registrado o primeiro caso de tratamento de pseudoartrose em um ser humano, e dez anos depois foi fundada na Áustria a International Society For Muscoloskeletal Shockwave Therapy (ISMST), em português Sociedade Internacional de Tratamento Músculoesquelético por Ondas de Choque.

Em que casos é indicado o Tratamento por Ondas de Choque?

Em ortopedia, o TOC pode ser prescrito para tratar de diversos tipos de lesões. É especialmente indicado para problemas nas inserções entre tendões e ossos, tais como tendinites e epicondilite lateral.

As lesões articulares em geral, esporão calcâneo e problemas no tendão de um modo geral são os casos em que o TOC tem sido mais amplamente utilizado, embora seja também indicado para tratamento de feridas crônicas e problemas na calcificação dos ossos.

Pacientes que apresentam dificuldades em cicatrização, principalmente diabéticos, e lesões como escaras e causadas por insuficiência venosa crônica também são beneficiados pelo tratamento, nos casos em que os métodos convencionais não surtem efeito. Todo o tratamento é ambulatorial, e concluído em no máximo 30 minutos, em média.

Quem pode prescrever TOC?

Pelos ótimos resultados que apresenta, o Tratamento por Ondas de Choque vem ganhando cada vez mais adeptos, por ser seguro, quase indolor e não invasivo. Entretanto, ele só é recomendado quando os tratamentos usuais falham.

Por isso, no Brasil, apenas médicos ortopedistas com certificação pela SBTOC, Soceidade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque, podem prescrever o TOC, para que os procedimentos sejam de fato realizados em segurança, garantindo sua eficácia.

A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, conta setor especializado em Tratamento por Ondas de Choque, com especialistas de primeira linha, em nível internacional. Agende sua consulta e fale com nossos ortopedistas!

Dr Osiris Muniz

Dr. Osires Muniz Araújo
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.34923-2
Especialidade – Terapia por Ondas de Choque

8 thoughts on “Tratamento por Ondas de Choque (TOC), método não invasivo de cura em ortopedia”

    Dóricas | 30 de abril de 2016 | Reply

    Gostaria de saber qtas sessões é preciso fazer para esporão calcâneo e qto custa o tratamento e formass de pagamento….
    Aguardo resposta…grata

      ortocenter | 4 de maio de 2016 | Reply

      Bom dia!

      Para mais informações sobre o Tratamento por Ondas de Choque, entre em contato através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.
      Obrigada!

    Ana Oliveira | 1 de junho de 2016 | Reply

    Gostaria de saber quanto custa as sessões para esporão de calcâneo?

      ortocenter | 8 de junho de 2016 | Reply

      Oi, Ana! Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

    sonia silveira | 25 de setembro de 2016 | Reply

    Gostaria de saber se o procedimento “T,O.C,”‘e coberto pela AMIL, caso contrario, qual o valor da sessao Grata

      OrtoCenter | 19 de janeiro de 2017 | Reply

      Olá, Sonia!

      Infelizmente, não aceitamos Amil. Todavia, aqueles pacientes que apresentarem a carteirinha terão descontos nas consultas e alguns procedimentos. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

      Agradecemos seu comentário.

    Alcebiades Lopes | 27 de setembro de 2016 | Reply

    Pode tratar artrose do joelho com ondas de choque? Se afirmativo,os resultados são bons ?

      OrtoCenter | 19 de janeiro de 2017 | Reply

      Olá, Alcebiades.

      Segundo o nosso especialista Dr. Osires Muniz, o TOC não se aplica em artroses. As suas principais indicações são para tendinites e lesões articulares em geral.

      Para qualquer outra dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3861-6477.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>