Blog

4

Tratamento de hérnia de disco

Tratamento de hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando a parte macia no núcleo do disco entre as vértebras sofre algum trauma e é deslocada da sua posição original. Comumente acontece nas áreas do corpo que carregam muito peso e estão em constante movimento. Isso porque ocorre um desgaste dos discos e, ao saírem do seu lugar natural, exercem uma força maior nas raízes dos nervos, o que causa a dor. Os sintomas variam dependendo da localização da hérnia, a qual pode ser tanto na região lombar como na cervical.

O médico faz o diagnóstico mediante um exame físico e neurológico. O primeiro para testar a área de onde se origina a dor e o segundo para analisar os nervos: sensibilidade, reflexos etc. Existem diversos tratamentos disponíveis para o paciente atualmente, mas o médico que deve fazer as recomendações para garantir que seja usado o método mais adequado para seu caso e que permita uma boa recuperação.

Acupuntura

Este método consiste em colocar os pontos de acupuntura no local afetado para aliviar o desconforto e a dor proveniente da hérnia. A acupuntura não é uma cura, apenas vai ajudar na melhora dos sintomas.

Pilates

Nas aulas de pilates, o paciente é incentivado a realizar exercícios que se concentram em melhorar a respiração e relaxar o corpo, o que consequentemente recupera a postura da coluna. Primeiramente, é feita uma avaliação do estado da hérnia para construir uma aula com atividades específicas que atendam às necessidades do paciente.

Fisioterapia

Um dos primeiros tratamentos indicados para pessoas que sofrem de hérnia de disco é o repouso, acompanhado de sessões de fisioterapia, com o objetivo de minimizar a dor. Algumas das recomendações mais comuns são estímulos elétricos, compressas com gelo ou calor e redução postural global (RPG).
RPG é um método da fisioterapia que tem o seu foco no alongamento dos músculos para alterar a postura. Ele se baseia no equilíbrio e no bem-estar não só do local afetado, mas do corpo como uma só estrutura.

Cirurgia

A cirurgia normalmente é só usada quando as dores são contínuas e nenhum outro tratamento mais conservador consegue resolver o problema. Este método pode ser feito de diversas formas, mas existe uma nova tecnologia para cirurgia de hérnia de disco que promete não só uma rápida recuperação para o paciente, mas também um procedimento mais seguro. A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, conta com uma equipe especialista em cirurgias desse tipo.

Qual é o melhor tratamento para hérnia de disco?

O tratamento realmente depende da gravidade do caso e das recomendações indicadas pelo médico. Não deixe de marcar uma consulta para fazer uma análise e criar o melhor plano para você.

4 thoughts on “Tratamento de hérnia de disco”

    silvana pereira | 17 de junho de 2016 | Reply

    Ola
    Tenho 34 anos e fiz exame de ressonância e acusou osteoporose ,fraturas na coluna e hernia de disco.
    sinto muitas dores ,ando muito devagar com muitas dores .
    o que fazer no meu caso qual medico.
    pois ja tive em alguns e nada…

      ortocenter | 22 de junho de 2016 | Reply

      Oi, Silvana! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

    edgar domingos | 24 de julho de 2016 | Reply

    sou operado de maquinas pesada e eu sinto muita dor na regiao acima das verilhia

      ortocenter | 27 de julho de 2016 | Reply

      Oi, Edgar! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>