Blog

Os tipos de câncer ósseo

Os tipos de câncer ósseo

No mês de novembro, há maior evidência sobre os cuidados com o câncer. Temos o já famoso Novembro Azul, que chama a atenção dos homens sobre os riscos do câncer de próstata; o dia 23 de novembro, que é o Dia de Combate ao Câncer Infantil; e o 27 de novembro, a Data Nacional de Combate ao Câncer. Na Orto Center também temos essa preocupação com os nossos pacientes, principalmente em relação ao câncer ósseo.

As chances de surgir um caso de câncer ósseo são maiores em pacientes que já tiveram anteriormente algum histórico de tumor, principalmente casos de mama, próstata, tireoide, pulmão e rim. Mas mesmo aqueles que nunca sofreram com a doença precisam estar atentos. No Brasil, em média, surgem 2.700 novos casos de câncer ósseo por ano.

Principais tipos de câncer ósseo

Existem três principais tipos de câncer ósseo: osteossarcoma, tumor de Ewing e condrossarcoma.

O primeiro é mais comum em homens, principalmente em crianças e jovens adultos. É o tipo mais frequente entre os tumores ósseos. Na maioria das vezes, atinge o úmero e a tíbia proximais e o fêmur distal, mas pode aparecer em qualquer osso ou cartilagem. Antigamente, os médicos precisavam recorrer à amputação para livrar o paciente da doença, em praticamente todos os casos. Hoje, cerca de 60% a 70% dos casos são curados apenas com o uso de medicamentos (muitas vezes, agressivos). Além disso, há cirurgia oncológica ortopédica, que proporciona a chance de poupar o membro em pelo menos 50% dos pacientes.

Já o tumor (ou sarcoma) de Ewing, que também é bastante frequente na infância (ficando em 2º lugar no número de casos de câncer ósseo), é bastante dolorido. 2/3 dos pacientes têm tumores palpáveis. Muitos médicos podem confundir com osteomielite, uma vez que, em ambos os casos, é comum o surgimento de febre. Os locais “preferidos” do tumor para se alojar no corpo do paciente são, além dos ossos, a medula e os pulmões.

Por fim, o condrossarcoma é um tipo de câncer ósseo comum em adultos de 30 a 60 anos. Normalmente se localiza no fêmur, tíbia, escápula, úmero, osso ilíaco e costelas. Neste tipo, o crescimento é bem mais lento e as chances do câncer se espalhar (metástase) são menores, se comparado aos outros dois anteriores.

Cuide de seus ossos na Orto Center – clínica ortopédica no Rio de Janeiro

Como percebemos, casos de câncer ósseo podem acontecer em qualquer um, de qualquer gênero ou idade. E muitas vezes, os sintomas podem ser confundidos com dores corriqueiras. Por esta razão, é importante você consultar seu ortopedista logo na primeira suspeita.

Na Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, você tem médicos de carreira consolidada. Eles estão disponíveis para auxiliá-lo e dar o primeiro diagnóstico, a fim de curá-lo o quanto antes e manter sua saúde em dia. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>