Blog

Saiba dos riscos de se estalar os dedos

Saiba dos riscos de se estalar os dedos

O hábito de estalar os dedos das mãos é comum, e pode representar, dependendo da intensidade e frequência, algum tipo de transtorno comportamental. Entretanto, embora pareça inofensivo, há muitos riscos para as pessoas que têm essa mania. Quando você estala as suas juntas, você está liberando pressão das suas articulações. E é uma pressão negativa que ocorre por conta da separação do líquido sinovial que faz a junção das articulações. Quando há a pressão do estalo, o selo do líquido é rompido havendo o barulho.
Esse líquido é responsável pela lubrificação natural das articulações do corpo, protegendo totalmente as pontas dos ossos de desgaste por atrito. O tempo de recuperação após o estalar é de cerca de 20 minutos e é por isso que não é possível voltar a estalar o mesmo local imediatamente após a realização do fato.

Lesões de ligamento podem aparecer

Outro problema ligado ao estalar dos dedos são os danos aos nós das articulações. Além disso, pode haver danos aos ligamentos que ajudam a realizar e estabilizar os movimentos das partes articulares do corpo. As lesões ligamentares costumam ser bastante doloridas e levam algum tempo para serem curadas.

Estalar pode engrossar os dedos?

De acordo com todas os pesquisas já feitas, está completamente equivocado esse conceito, muito comum, principalmente entre pessoas não tão bem informadas. Quando se estala o dedo, o que acontece no entorno da articulação é o relaxamento muscular. Dessa maneira, o músculo não cresce de maneira normal, inalterando o diâmetro do dedo avaliado.
Exitem pesquisas no sentido de comprovar que esse costume não é saudável, e que pode ser causa de, entre outras doenças, a artrite. Mas ainda é preciso de mais pesquisas que possam embasar cientificamente a tese.

Clínica Ortopédica em Jacarepaguá

Para fazer uma avaliação de como anda a saúde de suas articulações e das mãos, procure a Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá. Os melhores profissionais e a melhor estrutura você encontra aqui, marque já sua consulta.

Dr Raul Montano

Dr. Raul Montano
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.5588-58

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>