Blog

Saiba mais sobre prevenção da osteoporose

Saiba mais sobre prevenção da osteoporose

Muitas pessoas estão sujeitas a sofrerem de osteoporose, principalmente a partir dos 45 anos, idade em que já é recomendado que se inicie tratamentos de prevenção da doença, principalmente as mulheres. Abaixo, vamos conhecer melhor essa doença, como tratá-la e como evitá-la.

O que é osteoporose?

A Osteoporose é uma doença no sistema ósseo, onde a densidade dos ossos diminui, fragilizando assim a arquitetura dos ossos e, consequentemente, sua resistência. Isto aumenta as possibilidades de se ter fraturas e na meia ou terceira idade torna-se muito mais dolorosa e de difícil recuperação.

A partir de quando deve se policiar quanto à osteoporose?

A osteoporose pode aparecer em qualquer idade, mas mais especificamente nas mulheres, que devem iniciar as medidas preventivas a partir dos 40 anos de idade, principalmente se possuírem indícios na família ou estiverem em menopausa precoce. Para os homens indica-se a realização periódica de exmaes a partir dos 50 anos de idade.

Quais os sintomas?

A osteoporose não apresenta sintomas, e pode ser percebida apenas quando ocorre fratura espontânea. Ou seja, a medida em que se vai desenvolvendo a doença, o indivíduo não percebe, e fica cada vez mais vulnerável a ter fraturas. Por este motivo, o ideal é tratar antes o quanto antes, mudando hábitos alimentares e ingerindo medicamentos preventivos e alimentos ricos em cálcio.

Quais os perigos?

Os perigos são claros quanto às fraturas. Mas o maior problema é que a doença se instala em todo sistema ósseo, o que pode lhe levar a fraturar qualquer osso. Quando se fratura uma vértebra, clavícula ou costela, o perigo é ainda maior, pois qualquer movimento errado pode fazer com que aquele osso se lesione ainda mais, ou perfure algum músculo ou outro osso que pode tornar o ferimento ainda mais grave, e consequentemente, mais difícil de cuidar.

Como prevenir?

Como todos estamos sujeitos a desenvolver a doença ao longo da vida, o ideal é que se previna desde sempre. Algumas atitudes simples podem evitar o desenvolvimento posterior da doença, tais como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas (se consumir, apenas 30 g ao dia), praticar atividades físicas básicas regulares, e equilibrar a dieta, sempre com a presença de cálcio, encontrado principalmente em alimentos com lactose (leite, queijo, entre outros), e de origem animal (ovos e carnes).
A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, está equipada e conta com médicos de referência no tratamento da osteoporose. Marque sua consulta, tire suas dúvidas em http://ortocenter.com.br/contato/ e previna-se!

Dra Barbara Fischer

Dra. Barbara Virginia Fischer
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.55281-67
Especialidade – Ortopedia e Traumatologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>