Blog

Ruptura ligamentar de joelho: como tratar?

Ruptura ligamentar de joelho: como tratar?

Entre atletas, uma ruptura ligamentar de joelho é comum. Ela pode ser causada por diversos motivos: acidente durante prática do esporte, treinamento intenso ou uma batida dura no local. Uma ruptura ligamentar de joelho é um caso grave que pode causar fortes dores e deve ser atendida de imediato por um médico especialista.

A função principal do ligamento é trabalhar para dar estabilidade ao joelho ao unir os ossos. Quando acontece algum trauma que interrompa esse funcionamento, pode ocorrer um deslocamento e ter consequências graves para a saúde da pessoa. Há quatro tipos de ligamentos no joelho que podem sofrer ruptura: colateral medial ou lateral e cruzado anterior ou posterior.

Tratamento para cada tipo de ruptura ligamentar de joelho

O médico fará o diagnóstico com exame tanto de imagem como clínico e identificar qual tipo de ligamento foi impactado a fim de realizar o planejamento do melhor tratamento possível. Na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, temos profissionais qualificados para atender todo caso de ruptura ligamentar do joelho. Veja a seguir o que nossos médicos indicam como possíveis tratamentos.

Ligamento cruzado

A ruptura do ligamento cruzado anterior ou posterior ocorre em muitos casos junto com uma lesão no menisco ou colateral medial. Os sintomas, além da dor, são inflamação, vermelhidão ou movimento restringido. Para tratar, o médico pode recorrer a métodos cirúrgicos se o caso for de muita gravidade, pelo contrário, é feita fisioterapia.

Normalmente o procedimento escolhido para praticantes de esporte é a cirurgia, já que é a solução mais rápida. Porém, com a fisioterapia, o processo de cicatrização ocorre de maneira mais fácil. O médico também poderá recomendar o uso de um gesso para imobilizar o joelho.

Ligamento colateral

A lesão que ocorre com mais frequência é a do ligamento colateral medial, isso porque é a parte do joelho que fica mais exposta. Porém, o tratamento dele e do lateral é feito da mesma forma: fisioterapia e imobilização. Devem ser realizados exercícios de reabilitação para recuperar o ligamento.

Para obter mais informações sobre a ruptura ligamentar do joelho, marque uma consulta conosco na Orto Center, sua clínica ortopédica em Jacarepaguá. Temos médicos especialistas no tema e que podem te ajudar no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>