Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Segundo o IBGE a expectativa de vida do brasileiro será superior a 76 anos até 2020. Levando em conta que a osteoporose senil atinge pessoas com mais de 70 anos, em cinco anos, teremos uma população com grandes riscos de fraturas de coluna e quadril.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), indica em seus estudos que 85% dos homens e 70% das mulheres com osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura. Também chamada de “doença silenciosa”, por não apresentar sintomas, a osteoporose afeta cerca de 15 milhões de brasileiros.

Normalmente uma pessoa em idade avançada, que sofre algum tipo de fratura em função de uma queda da própria altura ou menor, provavelmente tem osteoporose ou algum outro tipo de doença osteo-metabólica.

Entretanto, na maioria das vezes, o médico que irá tratar essa pessoa atém-se somente a lesão, sem investigar a causa do problema. Com isso, esse paciente deverá sofrer uma nova fratura por baixo impacto em menos de um ano, visto que a fragilidade óssea não foi tratada.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Prevenção

Para prevenir e tratar a osteoporose, a Clínica Orto Center criou uma área de investigação e tratamento da patologia, que consiste na investigação diagnóstica, exames específicos, utilização de medicamentos e orientação nutricional para os seus clientes. O objetivo é tratar adequadamente, não só os clientes portadores da osteoporose, mas também prevenir o desenvolvimento da doença. Através desse tratamento a Clínica Orto Center pretende minimizar a incidência de internações e cirurgias, provenientes de fraturas decorrentes da osteoporose.

Com investimento em aprimoramento profissional a Clínica Orto Center mantém uma equipe treinada e capacitada a identificar, inicialmente através do espectro de massa, clientes que frequentam a clínica para outros tratamentos ortopédicos, e que encontram-se no grupo de risco da doença.

Paralelamente, a Clínica Orto Center preparou material informativo, no formato impresso e digital, a fim de despertar no cliente o interesse ao conhecimento das principais características da osteoporose.

Esses mecanismos de informação também pretendem preparar o cliente para uma futura abordagem, evoluindo para uma resposta positiva por parte do mesmo.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

A partir de um diagnóstico por rastreabilidade o perfil do cliente selecionado é traçado e comparado às principais características de possíveis portadores da osteoporose.

  • Idade avançada
  • Menopausa
  • Constituição física magra
  • Histórico familiar
  • Fratura de osso durante uma queda ou outro tipo de acidente de baixo impacto.
  • Baixa ingestão de cálcio
  • Diabetes
  • Falta de exposição à luz solar
  • Sedentarismo
  • Fumo e consumo excessivo de álcool e café

Em uma etapa seguinte o cliente é encaminhado a uma investigação minuciosa, orientada pelo médico ortopedista, especialista nos protocolos exigidos para detecção e tratamento da osteoporose. O cliente é submetido ao exame de densitometria óssea, que permite avaliar o estágio da doença e posteriormente acompanhar o tratamento.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Tratamento

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Com a doença confirmada, é preciso identificar se ela é primária ou se está sendo causada por algum outro problema de saúde. Comprovada a segunda hipótese, é necessário tratar o que está provocando a osteoporose antes de lidar com ela diretamente.

Um dos casos clássicos é a deficiência de ingestão de cálcio e vitamina D, contribuindo para a rápida evolução da fragilidade óssea e expondo a pessoa a fraturas, que ocorrem em maior incidência na coluna, punho e quadril.

Uma série de orientações dará início ao tratamento, onde médico ressaltará a importância da dedicação do paciente, que não deve deixar de tomar a medicação prescrita, juntamente com a suplementação de cálcio e vitamina D.

A Clínica Orto Center também está preparada para indicar e ministrar a Viscossuplementação, que atua na recuperação da massa óssea de pacientes acometidos pela osteoporose.

Em quaisquer dos tratamentos indicados, a equipe multidisciplinar da Clínica Orto Center, acompanha o cliente e a evolução da doença, dando-lhe o suporte necessário para a manutenção do tratamento.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Experiência Comprovada

Tendo como princípio que a prevenção é o melhor caminho para uma vida longa e saudável, ao longo de seus 36 anos prestando serviços em ortopedia e traumatologia, a Clínica Orto Center desenvolveu inúmeros projetos sociais voltados ao estímulo a atitudes saudáveis, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Os projetos consistem em exames gratuitos de Densitometria Óssea Calcânea, palestras sobre diversos assuntos, tais como: osteoporose, obesidade, LER, dentre outros. Além das palestras, a Clínica Orto Center promove eventos de estímulo às atividades físicas, como: caminhadas e passeio ciclísticos.

Durante o ano de 2014, a Clínica Orto Center desenvolveu o projeto humanitário de Prevenção e Tratamento da Osteoporose em comunidades carentes. Utilizando recursos próprios, sem apoio governamental, a Clínica Orto Center disponibilizou profissionais e equipou um ônibus itinerante, que percorreu várias comunidades, realizando exames e levando informação à população.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Foram realizados 15 mil atendimentos, com distribuição gratuita de medicamento para tratamento completo, além do acompanhamento de alguns grupos tratados.

Projeto de Prevenção e Tratamento da Osteoporose

Uma ação positiva, cuja experiência estimulou a diretoria, a administração e os demais profissionais envolvidos a implantar esse projeto dentro da própria Clínica Orto Center.

Clínica de Ortopedia e Traumatologia em Jacarepaguá

A Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, está plenamente equipada e conta com equipe médica altamente especializada para atender aos mais diversos casos de fraturas. Conte com os melhores profissionais, e melhore sua qualidade de vida!