Blog

Pilates para definição muscular

Pilates para definição muscular

Halteres e aparelhos de musculação são sempre as primeiras opções para quem quer fortalecer o corpo, mas existem outras alternativas tão boas quanto a academia de ginástica para conseguir um corpo definido.

O pilates é um deles. Criado pelo alemão Joseph Pilates, o método foi muito utilizado no treinamento de bailarinos, e se popularizou nos últimos anos como uma alternativa para quem gosta de exercícios mais tranquilos e quer fugir das caóticas academias. No entanto, apesar de ser uma modalidade que conecta corpo e mente, o pilates é muito mais que um exercício tranquilo de alongamento e respiração.

Como funciona o pilates?

Os exercícios utilizam o próprio peso do corpo do praticante para fortalecer a musculatura. Diferentemente de exercícios com halteres, as atividades do pilates trabalham vários músculos ao mesmo tempo, inclusive os menores e mais internos do corpo humano.

Respiração, fluidez, concentração, controle, centro de força e precisão são os seis princípios básicos seguidos pelo pilates. O objetivo da prática é fortalecer o abdômen, que é a musculatura central do corpo. Por isso, prepare-se para conhecer os mais diversificados tipos de exercícios abdominais. Ter um abdômen fortalecido ajuda a criar uma consciência corporal maior, melhorar a postura e obter músculos mais alongados e tonificados.

Pilates e o fortalecimento do corpo

Por ser uma atividade que prioriza o fortalecimento muscular associado à flexibilidade e a movimentos corretos e conscientes, o pilates é uma das melhores opções para quem quer conseguir um corpo definido.

Para pessoas que já se exercitam, o pilates pode ser de grande ajuda para solucionar lesões provocadas por outras atividades físicas. O alongamento proporcionado pelos exercícios aumenta a capacidade de elasticidade dos músculos, aumentando a resistência contra lesões. Quando têm o objetivo de recuperação, as aulas devem ser voltadas para trabalhar o resto do corpo, deixando o local afetado em repouso.

Além disso, o foco no centro de força do corpo pode proporcionar uma barriga trincada bem mais rápido do que seguir uma ficha estática de treinamento na academia. Em um estúdio de pilates as sessões são acompanhadas pelo instrutor, o que torna as aulas diferentes entre si, além de mais seguras, graças ao acompanhamento de um profissional.

De acordo com Alexandre Reisswitz, fisioterapeuta da Orto Center, “o fortalecimento das musculaturas abdominais é de grande importância para a manutenção da postura correta, para ajustar nossos sistema musculoesquelético fornecendo equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades sem sobrecarregar a coluna”. Por isso, mesmo nos exercícios em que essa área não seja o foco, tanto o abdômen como a lombar são ativados.

Muito além de um corpo pro verão

Deixar o corpo definido é ótimo, mas o pilates ainda traz muitos outros benefícios além desse:

  • Melhora a respiração e o fluxo sanguíneo.
  • Alivia problemas relacionados ao stress.
  • Deixa o corpo mais flexível.
  • Previne o envelhecimento precoce.
  • Reeduca a postura corporal.
  • Ajuda a melhorar quadros de hérnia de disco, artrite, bico de papagaio, bursite, distensões musculares, osteoporose, tendinites etc.
  • Contribui para o emagrecimento.

Pilates no Rio de Janeiro

A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, oferece aulas de pilates com profissionais capacitados para te ajudar a cuidar do seu corpo. Você pode optar entre diversos horários e até por turmas especiais para a terceira idade. Entre em contato e conheça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>