Blog

O perigo das fraturas mal curadas

O perigo das fraturas mal curadas

Quando uma fratura ocorre, a dor e o tempo de imobilização são, provavelmente, os problemas que mais incomodam o paciente. O tempo de cicatrização de cada tipo de fratura varia de acordo com o local, o organismo da pessoa e sua capacidade de reestabelecer o tecido ósseo seccionado ou fissurado. Dessa maneira, a liberação para uma vida normal só ocorre após a comprovação, por meio de exames de raio x, de que o problema foi superado. Até a liberação médica, é fundamental seguir à risca todas as determinações.

Não seguir as indicações do médico ortopedista significa tornar a fratura em um problema mal curado. Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal. Esse problema necessita, por vezes, de intervenção cirúrgica. Essa situação pode fazer com que um problema que poderia ser resolvido de maneira biológica necessite de suportes para que o paciente tenha uma vida normal.

Enxertos e suportes podem ser a solução

Quando tal situação acomete o paciente fraturado, muitas vezes há necessidade de se fazer um enxerto no local para que haja a consolidação do osso. Quando não há a solução, pode-se partir para a colocação de suportes para fixação do osso. São placas de metal resistentes que fazem a vez da calcificação.

Para que o paciente tenha uma recuperação natural e não necessite de outras intervenções, é fundamental, além de disciplina, ter uma vida saudável, com uma dieta de proteínas, cálcio e livre de elementos como o fumo, por exemplo. O processo de cura de uma fratura pode demandar esforços que devem ser cumpridos com prudência.

A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarépagua, tem os melhores tratamentos para todos os casos que por ventura possam aparecer. Não deixe de procurar ajuda médica e não deixe de cumprir exatamente as indicações.

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>