Blog

O que é a terapia infusional?

O que é a terapia infusional?

A medicina, com o passar dos anos, mantém-se evoluindo constantemente a fim de dar ao paciente o melhor atendimento, com menos incômodos e uma recuperação mais rápida. Prova disso é um recente recurso que tem trazido excelentes resultados no tratamento de doenças crônicas como a osteoporose: é a terapia infusional, que também é conhecida por muitos como terapia intravenosa.

Como funciona a terapia infusional?

A terapia infusional é realizada pelos acessos venosos periféricos e/ou centrais, que podem ser subcutâneos, intradérmicos, intramusculares e endovenosos. A diferença na aplicação entre os acessos venosos é que os intravenosos periféricos podem ser agulhados ou flexíveis. Já os acessos venosos centrais só podem ser realizados por dispositivos implantáveis.

A vantagem da terapia infusional em comparação a outros tipos de tratamento é que o medicamento é injetado diretamente na corrente sanguínea do paciente, fazendo com que o organismo absorva seu conteúdo de uma maneira ainda mais rápida.

Entretanto, esta vantagem pode ser também o motivo de um grande problema para o paciente. Se o profissional que realizar o procedimento não estiver bem preparado, o paciente pode sofrer com graves consequências, como inflamações na veia (flebite), infiltração (extravasamento de líquido para fora do vaso sanguíneo, o que pode causar um edema na parte do corpo onde foi aplicado o medicamento), além de hematomas. Além disso, também há a chance de contágio de germes e bactérias, em caso de inadequação dos equipamentos e do local a ser realizado.

Terapia infusional no Rio de Janeiro

Por isso, é importante saber informações sobre o local onde o paciente pretende realizar a terapia infusional. Como vimos, este procedimento tem muitos benefícios a oferecer, mas precisa ser realizado com cautela. E na Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, você encontra uma equipe médica especializada, com profissionais competentes e que podem te ajudar. Entre em contato conosco e marque já uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>