Blog

O que é Sarcopenia?

O que é Sarcopenia?

Sarcopenia é uma palavra de origem grega que significa pobreza de carne. A partir daí, já podemos ter uma boa noção do que se trata. A sarcopenia é o nome dado à perda de massa e força do músculo estriado esquelético, que chega a ser de 5% por década a partir dos 40 anos de idade. Ela também é conhecida como síndrome de fragilidade e, por lógica, é mais frequente em pessoas da 3ª idade.

Causas da sarcopenia

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da sarcopenia, incluindo questões hormonais, nutricionais, metabólicas, imunológicas, entre outras. Isso acontece porque, com o envelhecimento, o organismo passa por muitas mudanças. Por exemplo, o metabolismo de um idoso é mais devagar, cerca de 15% menor em comparação ao de um jovem de 20 anos. Logo, a absorção de alimentos e nutrientes se torna mais lenta e insuficiente, e hormônios importantes para a manutenção e o crescimento de músculos, como a testosterona (até mesmo em mulheres), são produzidos em uma quantidade muito menor. A baixa absorção de nutrientes importantes também torna a imunidade do idoso mais fraca, fazendo com que doenças consideradas simples, como gripes e resfriados, se tornem mais fortes do que o normal.

Além do metabolismo reduzido, a própria ingestão de alimentos também se torna menor, por conta da redução de apetite, saciedade precoce, redução do olfato e do paladar, saúde bucal prejudicada etc.

Outro fator determinante para a sarcopenia é o sedentarismo, comum aos idosos. Pessoas inativas também têm menor massa muscular e, com isso, mais chances de serem incapazes fisicamente. A inatividade física contribui drasticamente para que o idoso não consiga desempenhar funções que antes faziam parte do seu cotidiano, como afazeres domésticos, por exemplo. E, com isso, as chances de quedas e fraturas aumentam.

A sarcopenia também atinge o coração?

A dúvida aparece em diversos fóruns da internet, e até faz sentido, uma vez que o coração também é um músculo. Entretanto, como mencionado no início do texto, a sarcopenia ataca apenas o músculo estriado esquelético, que é o tecido que constitui os bíceps, tríceps e quadríceps. Já o músculo cardíaco possui características próprias, não sendo afetado pela doença.

Tratamento para sarcopenia

“Mas, se a sarcopenia é uma síndrome causada pelo envelhecimento, ela tem cura?” De fato, não. Mas é possível tratá-la e minimizar os sintomas, para que a perda muscular seja reduzida ao máximo. O tratamento ocorre em alguns passos importantes.

A reposição de hormônios, exercícios físicos e a ingestão de suplementos nutricionais, sempre com o acompanhamento de profissionais especializados, contribuem para uma melhora significativa do quadro do idoso que se encontra em uma fase avançada de sarcopenia.

A Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro oferece tratamento de sarcopenia. Marque já a sua consulta ou entre em contato conosco, e informe-se sobre nossos atendimentos, não só sobre essa síndrome, mas para muitos outros problemas ortopédicos e/ou que tenham relação com a melhor idade. Tenha sempre em mente que é melhor prevenir do que remediar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>