Blog

O que é pubalgia?

O que é pubalgia?

O púbis é considerado o centro de gravidade do corpo e recebe a sobrecarga de diversas partes dessa máquina perfeita. A pubalgia é caracterizada por dores constantes na região do púbis e virilha e está diretamente ligada à prática esportiva de alto rendimento. Muitos jogadores de futebol tiveram e têm de conviver com dores no local provocadas pelo desgaste por causa do exercício da profissão. É uma doença crônica e que pode sugerir intervenção cirúrgica em alguns casos mais importantes.

As dores se dão pela inflamação de ossos, cartilagens e até mesmo ligamentos, o que pode até impossibilitar o atleta de exercer suas funções, já que algumas dores são impeditivas.

Doença pode estar ligada ao desequilíbrio muscular

Ainda sem um apontamento definitivo, a doença compromete grupos musculares no em torno e evidencia um comprometimento de movimentos, o que para os atletas de grande desempenho significa não poder desenvolver plenamente suas funções. Muitos especialistas acreditam que o desequilíbrio muscular pode ser um dos responsáveis pelos sintomas. Muitas lesões crônicas em outras áreas próximas ao púbis podem ter origem na pubalgia. Cerca de 80% dos atletas que têm a doença reportam dores nos músculos adutores da coxa.

Como é feito o tratamento?

O normal é o tratamento por meio de fisioterapia e medicação analgésica. Mas cerca de 90% dos casos que passam por intervenção cirúrgica apresentam melhora rápida e os sintomas simplesmente somem, sugerindo cura do problema. Algumas técnicas podem afastar atletas profissionais por até 12 meses, o que para futebolistas, por exemplo, é um tempo muito importante, devido ao tempo total de carreira. Por isso, a maioria dos casos tem indicação cirúrgica.

Para diagnosticar o problema, é importante procurar ajuda médica o quanto antes. Atletas têm aparato de especialistas dentro dos clubes, mas pessoas comuns devem procurar médicos ortopedistas que possam ajudar no tratamento adequado. A Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, tem profissionais habilitados e com conhecimento em diversos métodos para a regressão da pubalgia. Procure-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>