Blog

O que é uma lesão meniscal no joelho?

O que é uma lesão meniscal no joelho?

O menisco é uma estrutura no interior do joelho, entre o fêmur e a tíbia, com diversas finalidades: lubrificar, proteger, amortecer e dar estabilidade. Dores no joelho normalmente estão ligadas aos meniscos, já que podem sofrer fraturas, às vezes sem nenhum motivo aparente. Para praticantes de esportes, esse tipo de lesão é muito comum, porém qualquer pessoa está propensa a sofrer trauma no menisco, desde adolescentes até idosos.

Uma lesão meniscal no joelho pode ser degenerativa (quando o menisco rompe pela fragilidade natural que causa o envelhecimento) ou por trauma direto e indireto. Há três graus de lesão: o primeiro é intrasubstancial e o segundo acontece quando a ferida se expande a uma das superfícies. Finalmente, o terceiro grau abrange as duas superfícies.

Sintomas

As pessoas que passam por uma lesão do menisco têm algumas queixas em comum, mas a principal é a dor, a qual pode se apresentar em ocasiões diferentes como na hora de agachar ou flexionar o joelho e dificultar a ação. Aparência de inchaço, bloqueio da articulação, dificuldade para apoiar e sensação de rigidez e falseio.

Tratamento

O primeiro passo para tratar uma lesão meniscal é identificá-la como mesma. É preciso marcar uma consulta com seu médico para fazer o diagnóstico. Uma vez que sejam feitos os exames necessários (por exemplo, uma ressonância magnética ou raio x) e detectado o trauma, pode-se proceder com o tratamento indicado. Esse vai depender do lugar, tamanho e tipo de lesão.

Em traumas menores, como é o caso de lesões degenerativas, são utilizados tratamentos conservativos. Uso de muletas, fisioterapia, compressas frias ou gelo, repouso e anti-inflamatórios são métodos recomendados pelos médicos e que podem ajudar a diminuir o desconforto. Já quando a lesão é mais complicada, é preciso recorrer à cirurgia. Normalmente é feita uma artroscopia, procedimento de invasão mínima onde uma parte do menisco é removida. Mas não se preocupe, os meniscos vão continuar exercendo sua função. A cirurgia vai deixar uma cicatriz pequena e será necessário fazer fisioterapia posteriormente para ter uma melhor recuperação.

Prevenção

Na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, temos especialistas capacitados para te ajudar e preparamos algumas dicas para você manter seu joelho saudável e evitar lesões.

  • Controle o seu peso
  • Faça exercícios que fortaleçam o joelho, mas não exagere
  • Descanse quando necessário
  • Pratique exercícios que melhorem o equilíbrio
      Marque uma consulta conosco e saiba mais sobre a lesão meniscal no joelho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>