Blog

O que é escoliose?

O que é escoliose?

Uma coluna saudável possui uma curvatura natural, controlada, naturalmente projetada para se moldar às necessidades do nosso corpo. Entretanto, quando o desvio excede os 10° ideais, é sinal de que algo grave está acontecendo. Isso é o que é chamado de escoliose.

Segundo estudos científicos, a genética pode influenciar no surgimento do problema. Porém, não há alguma situação ou hábito que possa facilitar ou dificultar a transmissão hereditária. E, ao contrário do que muitos pensam, a escoliose não é causada por carregar muito peso ou por uma postura incorreta.

Quem é mais propenso a ter escoliose?

Ela é uma doença da coluna que aparece normalmente (mas não exclusivamente) na adolescência. Nas meninas, a frequência de casos é de cinco a oito vezes maior. A enfermidade pode surgir por conta de doenças neurológicas e/ou anomalias cromossômicas (como é o caso da Síndrome de Down), por razões pós-traumáticas ou, como ocorre de 70% a 80% dos casos, pode ter origem desconhecida.

Escoliose tem cura?

A ciência ainda não conseguiu desenvolver remédios capazes de curar a escoliose, nem mesmo descobrir as suas causas. Porém, dependendo de uma série de fatores (como a gravidade da curva ou a idade), uma vez diagnosticada a doença, o paciente deve ser direcionado a tratamentos como fisioterapia, coletes externos (órteses corretivos), palmilhas posturais ou até mesmo a um especialista em cirurgia de deformidades.

Por esta razão, é importante a consulta constante ao seu ortopedista, para que seja diagnosticado o problema já no início. A Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, pode ajudar em casos de escoliose. Ela possui profissionais especializados, com experiência, que podem intervir em tal quadro. Logo à primeira suspeita, entre em contato conosco e marque uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>