Blog

Mês Nacional da Saúde

Mês Nacional da Saúde

Apesar de a Saúde ser celebrada mundialmente no dia 07 de abril, o Brasil tem uma homenagem própria, comemorada em 05 de agosto. A data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Saúde porque marca o nascimento, em 1872, do médico e sanitarista Oswaldo Cruz em São Paulo.

Oswaldo Cruz e sua contribuição para a saúde

O também bacteriologista e epidemiologista foi de imensa importância para a erradicação do surto de peste, febre amarela e varíola. Com as conclusões levantadas por Oswaldo Cruz, questões sanitárias que não eram levadas em consideração passaram a ter a devida atenção, como o caso dos “mata-mosquitos”, que eram batalhões destinados a eliminar focos de insetos transmissores. Ele também ajudou a construir o Instituto Soroterápico Federal (tanto que hoje, o mesmo tem o nome de Fundação Oswaldo Cruz).

A saúde brasileira com o passar do tempo

A contribuição de Oswaldo Cruz interferiu diretamente na estimativa de vida dos brasileiros, e isso é comprovado em números. Segundo o Banco Mundial, em 1960, esperava-se que um residente do Brasil vivesse aproximadamente 54,69 anos. Já em 2012, esse número salta para 73,62 anos, quase 20 anos a mais. Claro que outros fatores, como alimentação e segurança, influenciam neste resultado, mas a saúde tem um papel fundamental nisso.

Outro fator que ajudou para que o brasileiro viva mais é o fato de ele ter passado a se cuidar. Coisas que antes eram negligenciadas quando não incomodavam tanto, hoje em dia passaram a ser prontamente investigadas e diagnosticadas. Isso faz com que, por exemplo, um câncer em estágio inicial seja retirado antes de comprometer a saúde e o dia a dia do paciente.

 

E ainda, com o avanço da ciência, coisas que antes tornariam pessoas incapazes podem ser tratadas, através de cirurgias ou – ainda melhor – fisioterapia. E esses tipos de serviços você encontra na Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, que está pronta para te ajudar quando você mais precisar. Entre em contato conosco e marque sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>