Blog

Informe-se sobre o câncer de osso

Informe-se sobre o câncer de osso

Os casos de pacientes com câncer de osso não são muito frequentes, só no Brasil são registrados quase 3.000 ocorrências a cada ano. Existem vários tipos de tumores malignos que atingem os ossos, todos podem ser tratados sempre que diagnosticados com antecedência ou em estágios iniciais. A causa desse tipo de câncer ainda não está cientificamente claro, mas as teorias mais aceitas são hereditariedade e defeitos nos genes. Há também alguns fatores de risco que aumentam a chance do surgimento de um tumor, como exposição excessiva à radiação e doenças ósseas já existentes.

Existem diferentes categorias dentro do câncer de osso, uma delas são as metástases ósseas, a mais comum entre os pacientes. O câncer metatístico é aquele que se espalha aos ossos a partir de um tumor originado em outro órgão do corpo. Alguns exemplos são câncer de mama, próstata, pulmão, rim ou tiroide. Por outro lado, o tipo primário tem sua origem diretamente no osso e recebe o nome de sarcoma. Nem sempre um tumor será maligno, por isso é importante marcar uma consulta com seu médico para se informar melhor. Na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, temos uma equipe altamente qualificada para fazer o melhor diagnóstico possível.

Quais são os sintomas?

O indícios para saber da presença de câncer de osso podem ser confundidos com outras doenças, já que só após a realização de um exame é que se confirma a existência de um tumor. Os possíveis sintomas são:

    • febre alta;
    • fraturas constantes nos ossos;
    • sensação de fadiga;
    • perda de peso.

Existe uma cura?

Para tratar o câncer de osso, existem diversos métodos, a sua aplicação vai depender do tipo de tumor, da região onde está localizado e o estágio. Após consultar com o médico, ele vai determinar o tratamento mais adequado para o paciente. Pode ser tanto cirurgia como quimioterapia ou radiação.
Muitas vezes mais de um tipo de recurso pode ser utilizado ao mesmo tempo, mas não é a regra. Seja curioso e faça perguntas durante a consulta para ficar por dentro de tudo o que será feito durante o procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>