Blog

O impacto que o sobrepeso causa nas articulações

O impacto que o sobrepeso causa nas articulações

Com o avanço da idade, o metabolismo diminui o seu ritmo. Isso faz com que o indivíduo tenha uma maior dificuldade de se manter em paz com a balança. E, assim como uma casa pode desabar se não for projetada para receber um grande peso, o corpo humano, se não tiver uma boa estrutura para suportar o seu próprio peso, também pode sofrer sérios danos. Mas você sabe quais são os danos que o sobrepeso pode gerar aos seus ossos?

Além de problemas popularmente vinculados ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, existem doenças como a artrose ou a condromalácia (“joelho de corredor”), que são agravadas por conta do peso do paciente.

A relação do sobrepeso com a artrose

A artrose, ou osteoartrose, é uma doença que inflama e degenera as articulações. O excesso de peso exige maior esforço, o que aumenta o atrito e, consequentemente, gera a dor e a destruição da cartilagem que protege a articulação. A doença pode atingir principalmente os joelhos, a coluna vertebral e os quadris.

“Joelho de corredor” também pode ser causado por sobrepeso

Também provocado pelo excesso de esforço, o “joelho de corredor”, como é popularmente conhecida a condromalácia, é uma doença, como o nome sugere, mais comum em atletas e pessoas que realizam atividades físicas além de seus limites. O mais curioso é que essa doença também é notada em pacientes sedentários. Esse fenômeno pode ser explicado pelo fato de que, para um corpo constantemente em repouso, qualquer pequeno esforço pode ser de grande impacto.

Doenças ósseas relacionadas ao sobrepeso podem ser tratadas na Orto Center

Por esta razão, recomenda-se que, aos primeiros sintomas de dores nas articulações, se procure um ortopedista. E se o paciente ainda não sente dores, mas se encontra em estado de sobrepeso, deve buscar uma melhor qualidade de vida, com exercícios físicos moderados e uma dieta balanceada. Dieta essa que deve ser indicada por um nutricionista.

A Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, possui profissionais em tais áreas e pode ajudar você tanto nos casos de prevenção quanto nos de tratamento. Entre agora em contato conosco e marque já a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>