Blog

1

Esporão calcâneo, conheça suas causas, sintomas e tratamentos

Esporão calcâneo, conheça suas causas, sintomas e tratamentos

Dores nos pés são mais comuns do que as pessoas podem imaginar e na hora de procurar o tratamento adequado muitas dúvidas persistem. O esporão calcâneo, por exemplo, ainda desperta muitas dúvidas nos pacientes que nos procuram. O calcâneo é o maior osso do pé e é ele quem suporta a maior parte do peso do corpo. Essa é uma zona de impacto e que pode sofrer com o surgimento do esporão.

O esporão calcâneo se forma por meio de microfissuras causadas pelo impacto não suportado. Essas fissuras vão calcificando os tecidos e com o tempo o problema pode se agravar. Só que não é exatamente isso que provocam as dores relacionadas. As inflamações do tendão e da fáscia são os verdadeiros causadores da dor.

O que é o esporão calcâneo?

Para entender o que é, é preciso compreender que a planta do pé é formada por músculos, que são estruturas elásticas e rígidas, que é a fáscia. O esporão é uma protuberância que aparece na base do calcâneo, ou em sua parte posterior, que é a área muito próxima ao tendão de aquiles. Essa protuberância é óssea.

Quais são os sintomas do problema

A dor é o principal sintoma, além do inchaço da área afetada. Mas existem casos de esporão calcâneo que são assintomáticos, da mesma forma que nem toda dor na região citada é, de fato, causada pelo trauma. Há de se ter uma avaliação médica para o diagnóstico preciso.

Como tratar o esporão calcâneo

Devido a dor no local, o repouso é sempre bem vindo e pode trazer bons resultados. A aplicação de gelo também é indicada. Entretanto, o ideal é ter um tratamento indicado por um profissional, como os da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, assim como o tratamento fisioterapêutico, que gera excelentes resultados.

O que fazer para prevenir?

O esporão pode ser evitado, desde que, ao praticar esporte ou realizar esforços, tomem-se as devidas precauções. Portanto, o ideal é mesmo antes de ter qualquer sintoma, começa a combater elementos causadores em potencial. Utilizar calçados ergonômicos, por exemplo, é uma medida que pode reduzir significativamente o risco de lesão no calcâneo. Outras maneira de prevenir lesões na região são:

  • Evite o excesso de peso corporal
  • Quando estiver praticando esportes, faça uso dos equipamentos adequados, como tênis e palmilhas
  • Evite sempre andar nas pontas dos pés e tenha sempre uma postura correta
  • Evite andar muito rápido e, para as mulheres, o uso prolongado do salto alto

Dr Alexandre Reisswitz

Dr. Alexandre Reisswitz
FISIOTERAPEUTA
Crefito: 31732-F

One thought on “Esporão calcâneo, conheça suas causas, sintomas e tratamentos”

    Silvio | 14 de outubro de 2015 | Reply

    Boa noite!
    Ha meses estou sentindo dores no calcanhar que aparenta estar inchado do pe direito , tenho um pouco de imcomodo quando ao levantar depois de acordar ou ficar um bom tempo sentado ou mesmo deitado sinto dores que so por alguns minutos volta ao normal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>