Blog

4

Entenda como é feito o tratamento de lesões no tendão patelar

Entenda como é feito o tratamento de lesões no tendão patelar

O tendão patelar faz a ligação do tendão do quadríceps e da rótula com a tíbia. Ele é extremamente forte, suportando cerca de 7 a 8 vezes o peso do corpo. Ou seja, para haver qualquer tipo de lesão nele, é preciso superar essa força exercida sobre o local. As lesões nesse tendão são potencializadas quando há pré-disposição para tal situação.
Uma tendinite prolongada, por exemplo, pode causar danos e até ruptura do tendão patelar.A tendinopatia é outro fator que pode causar ruptura total ou parcial. O desgaste do local é vagaroso, por isso quem apresenta essas condições, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.

Conheça os sintomas de problemas no tendão patelar

Em caso de lesão parcial, a dor no local é o sintoma percebido mais intensamente. Além disso, haverá problemas para dobrar ou estender o joelho, uma vez que a função deste tendão é dar mobilidade à articulação. Quando há ruptura total, além da dor intensa, a patela é puxada para parte de cima da região dos músculos que compõem o quadríceps. Isso ocorre por causa do desligamento do tendão da região da tíbia. Haverá inchaço e vermelhidão e o local ficará bastante quente.

Tratamento especializado é a solução

O problema deve ser avaliado por um profissional. A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, tem médicos especializados para indicar os melhores tratamentos. A fisioterapia é um dos tratamentos indicados em caso de lesão parcial. Além disso, é fundamental avaliação para tratamentos complementares. Em caso de ruptura total, haverá necessidade de intervenção cirúrgica para reconstituição do local ou mesmo enxerto com um possível doador ou do próprio paciente.

Dra Cecilia Richard

Dra. Cecília Richard
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.45356-0

 

4 thoughts on “Entenda como é feito o tratamento de lesões no tendão patelar”

    Arcenio | 9 de agosto de 2016 | Reply

    Preciso de ajuda fiz um cirurgia no tendão patelar jogando bola de rompeu e To a quase 2 meses e no consigo sobe o joelho por completo

      ortocenter | 10 de agosto de 2016 | Reply

      Oi, Arcenio! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

    Milton Galúcio | 13 de agosto de 2016 | Reply

    Cair sobre meu joelho, jogando futebol, logo não sentir tanta dor, mas com o passar dos dias inchou e veio a dificudade de caminhar e curvar o joelho, na nossa cidade não temos especialistas, gostaria de saber quais os medicamentos recomendado para o tratamento e também exercícios para ajudar neste tratamento.

      ortocenter | 17 de agosto de 2016 | Reply

      Oi, Milton! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>