Blog

Dicas de nutrição para antes e depois do treino

Dicas de nutrição para antes e depois do treino

Quando praticamos exercícios físicos, tudo no nosso corpo fica mais acelerado e ativo. A frequência cardíaca é mais rápida, o fluxo sanguíneo aumenta, a respiração se torna mais intensa e hormônios como a adrenalina começam a ser liberadas ao corpo pelo cérebro. Para que tudo isso seja possível, o organismo precisa de energia, a qual obtemos por meio da alimentação. E uma boa alimentação antes e depois do treino também ajuda a ter um melhor rendimento.

Para você ter uma melhor visão: uma pessoa que queira perder peso necessita da combinação de atividades físicas com um bom plano de nutrição, já que um depende do outro para poder gerar resultados. Ou seja, treino com má alimentação não é uma boa mistura, e vice-versa. Por isso é que consumir os alimentos corretos junto com a prática de exercícios físicos é tão importante.

Antes do treino

No tempo do pré-treino, os carboidratos não podem faltar. São eles que vão garantir que seu corpo tenha a energia suficiente para poder realizar as atividades previstas, vão evitar que você sinta fadiga e tenha um melhor desempenho. Seja um exercício intenso ou mais leve, o organismo está queimando gorduras o tempo todo, e por isso os carboidratos são tão importantes. Embora possam ser encontrados em uma variedade de alimentos, nem todos são adequados para consumo antes do treino. Veja alguns exemplos dos carboidratos ideais:

  • água de coco;
  • salada de frutas;
  • fatias de pão integral;
  • banana.

Sempre fique de olho na quantidade que será ingerida. Não deve ser muito para não correr o risco de sentir mal-estar, mas também precisa ser o suficiente para poder aproveitar os nutrientes e receber energia.

Quanto tempo antes do treino pode-se comer?

O tempo ideal é consumir alimentos com uma hora de antecedência já que assim o organismo tem um bom intervalo entre isso e a atividade. Porém, nem sempre as pessoas têm o tempo necessário e precisam comer de forma rápida, então pode ocorrer de se alimentar 30 minutos antes. Como isso vai afetar o corpo varia de pessoa em pessoa, logo, fique atento às reações do seu organismo e veja qual o melhor período de tempo para você.

Depois do treino

Após terminar o exercício físico, é importante ter a preocupação de escolher alimentos que auxiliem na recuperação muscular, energética e nutritiva. Frango, batata-doce e ovos são alguns exemplos do que pode ser consumido no pós-treino. Ao contrário da comida antes das atividades, não é preciso esperar – assim que acabarem, você já pode comer.

Uma dica importante é tomar água em todas as etapas e se manter hidratado. Isso também contribui para o rendimento do treino e o bem-estar em si. Para outras dicas, marque uma consulta com o nutricionista da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>