Blog

20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose

20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose

A osteoporose é um problema conhecido por muitos. A doença, que atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil, se caracteriza pela diminuição da massa óssea, causando enfraquecimento e fragilidade do osso e tornando mais fácil a ocorrência de fraturas mesmo nos casos de quedas consideradas pequenas. A enfermidade requer uma atenção tão grande que há uma data dedicada especialmente a ela, para abordar o assunto e alertar sobre sua importância. É o dia 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose.

Como surgiu o Dia da Osteoporose?

A Sociedade Britânica de Osteoporose instituiu a ideia e, em 1997, a International Osteoporosis Foundation adotou a ideia, tornando-a uma comemoração mundial. O foco é conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

E o alerta se faz necessário. Para se ter uma ideia, ¼ das mulheres que já passaram da menopausa têm a doença. Além disso, uma em cada cinco mulheres que já sofreram alguma fratura irão passar pelo mesmo transtorno, menos de um ano após o ocorrido.

Tratamento da osteoporose

Pelo menos, os avanços da ciência e medicina nos trazem ótimas notícias relacionadas à osteoporose. Com constantes idas ao médico, visando a prevenção de problemas, já é possível detectar a doença quando ela ainda está no estágio inicial. Graças à densitometria óssea, é possível identificar se um paciente tem a doença quando a perda de massa óssea ainda está em menos de 1% (para se ter como parâmetro, num exame de raio-x, só é possível saber que alguém possui a doença quando a perda de massa óssea já passa dos 30%).

Por essa razão, é importante sempre consultar o seu ortopedista, a fim de identificar o quanto antes a doença e começar o tratamento com medicamentos especializados para o caso, como a Aclasta, por exemplo.

Tratamento contra a osteoporose é na Orto Center – Clínica Ortopédica no Rio de Janeiro

A Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, possui profissionais especializados, que utilizam técnicas avançadas para a prevenção e o tratamento de doenças como a osteoporose. Mesmo que você ainda não apresente os sintomas, entre já em contato conosco e marque a sua consulta. Mantenha-se livre da osteoporose e viva melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>