Blog

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O dia 8 de abril, em 2015, é dedicado à conscientização da sociedade em relação à importância da prevenção, diagnóstico e disseminação de hábitos saudáveis como forma de diminuir os índices de câncer em todo o mundo. Para isso, espera-se sensibilizar autoridades políticas, para a promoção de iniciativas e aperfeiçoamento dos sistemas de saúde pública para que o tratamento seja acessível a todos.

Existem mais de 100 tipos de câncer, que é conhecido cientificamente como neoplasia, do grego neo – novo e plasia – crescimento. Trata-se da multiplicação de células de forma desordenada, que podem ou não expandir-se para outras regiões do organismo, num processo chamado metástase.

O câncer pode ser causado por fatores externos ou internos. Nesse caso, a genética influi diretamente no surgimento de tecidos cancerosos, por isso, para quem tem casos familiares da doença, a realização de exames preventivos é fundamental.

O INCA, Instituto Nacional do Câncer, estima que entre 80 e 90% dos casos de câncer são causados por fatores externos. Tabagismo, exposição ao sol em demasia e sem proteção, alcoolismo, alimentação pobre em fibras e rica em gordura são alguns dos fatores que podem desencadear a doença.

O panorama do câncer no Brasil e no mundo

Dia mundial de combate ao câncer

Anualmente, em todo o mundo, são diagnosticados aproximadamente 12 milhões de novos casos de câncer, com mais da metade dos casos fatais. No Brasil, entre as mulheres, o câncer de mama é o mais recorrente, com potencial de atingir 52 mulheres a cada 100 mil brasileiras. Entre os homens, o de próstata é o de maior incidência, com mais de 60 mil casos registrados apenas em 2012.

O tratamento da doença é feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ou, em casos mais graves, por transplante de medula óssea.

Tendo em vista que quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura ou de remissão, fica claro que a melhor forma de tratar é por meio da prevenção. Praticar exercícios, ter uma dieta variada e evitar fumo e álcool são a melhor maneira de evitar a doença.

Câncer ósseo

As causas para os tumores ósseos – sarcomas – não estão totalmente esclarecidas, mas acredita-se que ele acontece por falhas no DNA. O tumor ósseo pode ser primário, quando começa a se desenvolver no osso, ou secundário, quando migra de um outro tecido. Embora não sejam potencialmente fatais, devem ser tratados como qualquer outro tipo de câncer e, como tal, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença a favor da vida.

A Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, apoia a data, e atua de forma a disseminar a prevenção do câncer, além de ações sociais preventivas à osteoporose e outras doenças ósseas. Temos corpo médico altamente especializado e instalações prontas para atender urgências e realizar tratamentos. Marque sua consulta e viva com qualidade!

Dr Augusto Valdetaro

Dr. Augusto Valdetaro
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.2294-33
Especialidade: Cirurgia do Quadril

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>