Blog

Dia Internacional de Ação da Saúde da Mulher – 28 de maio

Dia Internacional de Ação da Saúde da Mulher – 28 de maio

O dia 28 de maio foi definido como o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, e no Brasil a data também é lembrada como o dia de combate à mortalidade materna.

Ao se definir essa data no Brasil, o objetivo é chamar a atenção para os graves problemas da saúde pública, ligados ao acesso e a qualidade dos serviços que existem no país, envolvendo as mulheres brasileiras.

A instituição da data aconteceu na Holanda, em 1984, durante o IV Encontro Internacional Sobre a Saúde da Mulher. No evento, o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos revelou a questão da mortalidade feminina em todo o mundo.

O governo brasileiro resolveu fixar a mesma data, 28 de maio, como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Estudos mostram que há altos índices de mortes de mães ligadas à falta de atendimento com qualidade técnica, oferecidas no pré-natal ou mesmo no pós-parto.

A saúde materna em números

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável 20 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. No Brasil, essa taxa é de 75 mortes para cada grupo de 100 mil.

Clínica ortopédica em Jacarepaguá

Para os cuidados com doenças na coluna, osteoporose – que atinge majoritariamente mulheres – e cirurgia geral, a Orto Center clínica de ortopedia em Jacarepaguá, conta com profissionais ortopedistas preparados para realizarem todos os procedimentos médicos para recuperação da saúde de ossos e articulações.

A clínica Orto Center conta com moderna estrutura, instalações confortáveis, consultórios acolhedores, sala de raio-x e estacionamento para seus pacientes. Para maiores informações sobre nossos serviços acesse http://ortocenter.com.br/servicos/

Dr Janaina Queiroz

Dra. Janaina Queiroz Santos Motta
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.77176-7
Especialidade – Reumatologia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>