Blog

Médicos, parabéns pelo seu dia!

Médicos, parabéns pelo seu dia!

Celebrado anualmente no Brasil em 18 de outubro, o Dia do Médico é uma referência ao nascimento do padroeiro da classe, São Lucas, chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico”. O santo viveu na Turquia, onde hoje está localizada a cidade de Antáquia, e segundo registros históricos, de fato estudou medicina.

De fato, a medicina está fortemente vinculada à tradição, mesmo com seu constante e ininterrupto processo de renovação e avanços nas tecnologias. Uma outra prova disso é o Juramento de Hipócrates, feito por acadêmicos recém formados no curso de graduação, e que relembra as palavras do pai da Medicina no Ocidente, o pensador grego Hipócrates. Ainda hoje, persistem dúvidas acerca do real autor do texto; se o próprio mestre, ou se teria sido um dês seus seguidores.

A propósito, o juramento passou por duas modificações, ou seja, nem todos os cursos e instituições de ensino orientam seus formandos a declamar o mesmo juramento. Um deles data de 1771, e foi elaborado na cidade suíça de Lausanne. O outro, reformulado para adaptar-se aos tempos modernos, foi redigido em 1983, e ratificado na Convenção de Genebra no mesmo ano.

Medicina requer dedicação e capacidade de se relacionar com as pessoas

A prática médica demanda alto grau de especialização, e apenas a graduação, no Brasil, precisa de, no mínimo, seis anos para ser concluída. Depois disso, o médico recém formado deverá se especializar fazendo residência médica, que leva, em média, 2 anos, podendo ser mais tempo, dependendo da especialidade.

Entretanto, é no dia a dia que a real vocação para a medicina se revela. Não basta o conhecimento acadêmico e teórico, é fundamental para o bom exercício da medicina praticar atenção às pessoas, o bom relacionamento e o acolhimento ao paciente na medida de suas necessidades. Ser médico, portanto, envolve muito mais do que simplesmente prescrever medicamentos ou fazer cirurgias. O ser humano é o foco, em toda sua complexidade e nuances envolvidas.

Clínica de ortopedia em Jacarepaguá

Para os médicos da Orto Center, o médico deve ser valorizado pelas suas atribuições profissionais, mas também pelo que representa socialmente. Em nossa clínica ortopédica no Rio de Janeiro, medicina e ortopedia são levadas muito a sério, sempre com atenção e respeito aos nossos pacientes.

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>