Blog

Dia do Enfermeiro, uma homenagem da Orto Center

Dia do Enfermeiro, uma homenagem da Orto Center

Celebrado dia 12 de maio, o Dia do Enfermeiro foi instituído em homenagem à grande profissional de enfermagem, a italiana Florence Nightingale, que nasceu nesta data. Florence é considerada uma pioneira da enfermagem moderna, com atuação destacada num dos maiores conflitos da Era Moderna, a Guerra da Criméia (1853-1856), que fez mais de meio milhão de vítimas fatais, entre tropas russas, francesas, inglesas, turcas e italianas. Por estar sempre portando um lampião nas zonas de combate à noite, ficou conhecida como “Dama da Lâmpada”.

Florence Nightingale pode ser também entendida como um divisor de águas para a enfermagem. Foi ela que lançou as bases da disciplina baseando-a no modelo médico. No campo de batalha e na sua vida civil utilizou métodos gráficos de mensuração, como gráficos setoriais e outros. Também foi decisiva ao lançar as bases acadêmicas da enfermagem, com a fundação em 1860 da primeira escola inglesa de enfermagem, a St. Thomas, em Londres.

Sua atuação, arrojo e pioneirismo revolucionaram para sempre a enfermagem, que até então era uma atividade secundária ou mesmo obrigatória, servindo como punição para prostitutas e mulheres infratoras.

A fundadora da enfermagem rompeu paradigmas não só na enfermagem, como também no próprio papel da mulher na sociedade. Recusou limitar-se a dona de casa e casar-se contra sua vontade, dedicando sua vida à caridade e ao desenvolvimento dos cuidados com os enfermos.

Pela sua fundamental importância para a enfermagem, o juramento prestado pelos formandos em enfermagem é conhecido como “Juramento Nightingale”.

Anna Nery, a pioneira da enfermagem no Brasil

No Brasil, uma mulher de espírito arrojado trilhou caminho similar ao de Florence Nightingale. Trata-se da baiana Ana Neri, que, assim como a italiana, veio de família rica, preferindo servir como enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai (1865-1870), já que seus dois filhos, militares do Exército Brasileiro, foram convocados para o front.

Mesmo com a morte de um deles, Anna permaneceu no campo de batalha, cuidando dos soldados e trazendo do país vizinhos seis crianças órfãs, que ficariam a seus cuidados. Pela sua corajosa e destacada atuação, foi premiada com a Medalha de Prata Humanitária e a Medalha da Guerra do Paraguai, por parte do então imperador D. Pedro II.

A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, parabeniza a todos os enfermeiros pelo seu dia, reconhecendo desde sempre a enorme importância deste imprescindível profissional médico!

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9
Especialidade – Cirurgia do Ombro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>