Blog

Conheça os principais avanços na ortopedia

Conheça os principais avanços na ortopedia

Como toda ciência, a medicina está constantemente em movimento, e em todas as especialidades surgem o tempo todo novos tratamentos, formas de diagnóstico, vacinas e próteses que reabilitam pacientes. Na ortopedia não é diferente, por isso listamos alguns dos principais avanços e técnicas que prometem revolucionar os tratamentos.

Células Tronco

Considerado um dos tratamentos mais promissores, não só na ortopedia como em outras especialialidades, a utilização de células tronco, embrionárias ou autólogas – do próprio indivíduo – tem sido intensamente pesquisada.

Em ortopedia, sua aplicação pode ser indicada para regenerar tendões, cartilagens, ligamentos e músculos.

Próteses de cerâmica

As próteses de cerâmica são mais resistentes que as de aço – mais comuns – e que promovem menos desgaste ósseo. Embora seu custo seja maior, ao longo do tempo compensam, pois demandam menos manutenção. São indicadas, inclusive, para os complexos problemas de quadril.

Travesseiros com espuma viscoelástica

Desenvolvido pela Agência Espacial Americana – NASA – na década de 1960, para aliviar a pressão nos assentos durante as decoagens, a espuma viscoelástica mostrou-se insuficiente, tendo seu uso cancelado. Não tardou para que um dos engenheiros que participou do desenvolvimento da espuma passasse a comercizalizar o produto, que passou a ser utilizada em aparatos médicos, camas e próteses.

Hoje, seu uso é amplamente difunido, principalmente na fabricação de travesseiros que podem prevenir problemas de coluna.

Transplante ósseo

Indicado para pacientes que tiveram desgaste ósseo causado por próteses, traumas ou procedimentos para tratar de tumores, o transplante ósseo é considerado de alta complexidade, e é a alternativa quando o tecido do próprio paciente não pode ser enxertado.

No Brasil, entre 2005 e 2012, o número de transplantes saltou de 755 para mais de 23 mil, segundo a ABTO – Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos. A recuperação dos pacientes é rápida e tem sido indicado, principalmente, na reabilitação de idosos que já tenham passado por outros tratamentos sem sucesso.

Ortocenter clínica de ortopedia

Como esses tratamentos, a Ortocenter, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, disponibiliza diversos outros, na recuperação de movimentos ou para aumentar a autonomia dos seus pacientes. Somos especialistas, consulte-nos!

Dr Osiris Muniz

Dr. Osires Muniz Araújo
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.34923-2
Especialidade – Terapia por Ondas de Choque

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>