Blog

5

Congresso EFORT apresenta últimos avanços no tratamento de osteomielite

Congresso EFORT apresenta últimos avanços no tratamento de osteomielite

A Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, representada pelo doutor Renato Bastos, juntamente com a doutora Andrea Guimarães, esteve nos últimos dias 27, 28 e 29 de maio no congresso EFORT, promovido pela Federação Europeia de Associações de Ortopedistas e Traumatologistas, que congrega 45 órgãos colegiados nacionais em ortopedia. O evento, realizado esse ano na cidade de Praga, capital da República Tcheca, está na sua 16ª edição, e é um dos mais importantes fóruns de debate e de apresentação de avanços na área de ortopedia em todo mundo.

Ao longo do congresso, foram realizados debates, simpósios e mesas redondas sobre diversos temas relacionados à ortopedia e traumatologia, com reuniões entre especialistas que podiam durar até 4 horas ininterruptas. Uma excelente oportunidade de estar em contato com os melhores profissionais e os últimos avanços da ciência no tratamento das doenças e traumas ortopédicos.

Entre os muitos temas debatidos e novidades apresentadas, certamente duas que chamaram bastante atenção foram as apresentações dos medicamentos BonAlive, para tratamento de osteomielite e regeneração óssea, e o SportVis, indicado para alívio da dor e recuperação de tendões e ligamentos. Ambos ainda estão em fase de aprovação pela Anvisa no Brasil.

Uma verdadeira revolução no tratamento de infecções ósseas e lesões ligamentares

Sobre o SportVis, a grande inovação trazida pelo medicamento é que ele não reage com tecidos adjacentes ao tendão ou ligamento lesionado. Sua ação baseia-se no composto chamado STABHA, que em tradução livre seria Ácido Hialurônico Biocompatível para Tecidos Moles. Agindo diretamente no local atingido, o SportVis promove recuperação extremamente eficiente, sendo mais eficaz que os tratamentos convencionais de bursites e tendinites crônicas.

Mas a grande novidade do evento fica por conta do BonAlive. Trata-se sem dúvida de um medicamento que em breve vai se tornar referência no tratamento de uma gama de lesões ósseas, principalmente as causadas por infecções hospitalares ou em decorrência de fraturas expostas.

O princípio ativo do BonAlive, no combate às bactérias que causam inflamação no tecido ósseo, baseia-se impedindo sua proliferação pelo aumento da pressão osmótica e nos níveis de alcalinidade do ambiente em que a bactéria se encontra, inviabilizando sua reprodução e neutralizando qualquer reação de autodefesa, como pode acontecer com antibióticos tradicionais.

Isso se revela de fundamental importância em casos mais avançados, em que os microrganismos causadores de osteomielite podem permanecer incubados no tecido ósseo, imunes à ação de agentes externos por estarem fora do alcance da corrente sanguínea.

Além da ação antibacteriana, o medicamento promove osteoestimulação, ou seja, o desenvolvimento de tecido ósseo saudável, podendo inclusive recuperar áreas com extensas perdas ósseas. Sua aplicação deve ser realizada no interior do osso afetado, com proteção especial e equipamento exclusivo. No Brasil, o doutor Renato Bastos é um dos poucos ortopedistas com treinamento para aplicação do BonAlive, que é feita de forma rápida e com recuperação em tempo mínimo, embora seja cirurgicamente e com exposição do osso.

Medicamento com função regeneradora

Evolução do BonAlive no período pós-cirúrgico

Recuperação óssea entre 10 dias e um ano após a cirurgia

 

Comparativamente, e dadas as proporções, o mecanismo de ação do BonAlive assemelha-se ao das células-tronco presentes de forma natural no corpo humano, que têm como propriedade a replicação de células básicas de diferentes tecidos. As partículas do medicamento atuam estimulando o processo natural de formação óssea, por meio do binômio osteointegração e osteoestimulação.

Esperamos que em breve este poderoso medicamento esteja disponível e regulamentado no Brasil, em que a maior parte da população vítima de osteomielite apresenta infecção bacteriana causada pelo microrganismo Staphylococcus aureus.

A palavra do especialista

Dr Renato Bastos

Dr. Renato Bastos Pereira
ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM: 52.3426-9
Especialidade – Cirurgia do Ombro

“Em 1983 cheguei a fazer um trabalho sobre osteomielite crônica por ocasião da minha monografia para apresentação na SBOT. Nesta época, jamais poderia pensar que cerca de 32 anos após, poderíamos ter um produto como este, revolucionário, que acende as esperanças de cura para uma solução que já estava desacreditada ha décadas e que traz prejuízos incalculáveis para o individuo e para um país, pois retira da sociedade um individuo ativo.”

5 thoughts on “Congresso EFORT apresenta últimos avanços no tratamento de osteomielite”

    magali | 14 de junho de 2015 | Reply

    Achei a pesquisa maravilhosa. Espero que breve esse tratamento esteja no mercado

    Orto Center investe em nova tecnologia para cirurgia de hérnia de disco – Orto Center | 7 de outubro de 2015 | Reply

    […] cirurgia ortopédica é um compromisso assumido pela nossa clínica desde sempre, como evidencia a participação da Orto Center no congresso EFORT, na República Tcheca, em junho de 2015.  Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber das […]

    Antonio nogueira | 3 de dezembro de 2015 | Reply

    Olá gostei do artigo, espero mais matérias interessante como esta.

    Olinda leal | 19 de agosto de 2016 | Reply

    Oii quero um orçamento de operação de osteomielite por favorrr urgentee

      ortocenter | 1 de setembro de 2016 | Reply

      Oi, Olinda! Na OrtoCenter podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco através do e-mail: orto@ortocenter.com.br ou pelo telefone: (21) 3861-6477.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>