Blog

Como prevenir a lordose?

Como prevenir a lordose?

Você costuma sentir constantes dores nas costas? Muitas vezes, na pressa da vida urbana, quem sente tal incômodo procura logo algum analgésico para não ter que se preocupar com esse tipo de coisa. Porém, é preciso ter cuidado: isso pode ser sinal de lordose.

Como sei que tenho lordose?

É preciso estar atento a alguns sintomas comuns a quem tem o problema. A dor nas costas não é o único sinal de que o paciente pode ter lordose. Flacidez na barriga, abdômen protuberante e dores no pescoço também são fatores que merecem atenção.

Nestes casos, é importante procurar o médico o quanto antes. Ele poderá indicar exames físicos, raio-x e/ou ressonância magnética. Se for confirmada a lordose, é importante iniciar os tratamentos da doença, com fisioterapia. Mas como evitar tudo isso?

Prevenção à lordose

Como a lordose é a acentuação excessiva da curvatura da coluna vertebral, que pode ocorrer em qualquer direção, é importante mantê-la ereta o máximo possível. Portanto, atentar-se à postura ao se sentar ou andar é essencial para evitar a tendência da coluna de se curvar.

Isso impacta em atividades rotineiras do seu dia a dia, como no seu trabalho, por exemplo. Se você trabalha em um escritório e fica sentado a maior parte do tempo, procure respeitar as normas ergométricas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, com a Norma Regulamentadora 17 (NR 17): monitor na altura dos olhos, ombros e cotovelos alinhados com os joelhos, pernas flexionadas em 90° etc.

Regras ergométricas para lordose

Ilustração sobre uma posição correta ao computador

Já para aqueles que trabalham em pé ou carregando peso, é importante ficar atento à forma como você caminha ou pega seus materiais de trabalho. Isso também contribui para um desalinhamento da coluna, causando a lordose – e, no caso do peso excessivo, também pode iniciar um quadro de hérnia de disco.

A prevenção também acontece em casa: procure utilizar colchões com densidade compatível com o seu corpo, assim como ter uma posição adequada ao se deitar para dormir. Dormir de bruços (com a barriga voltada para o colchão), por exemplo, não é uma boa ideia.

Tratamento da lordose no Rio de Janeiro

Se você desconfia que esteja com lordose, procure tratamento o quanto antes. Para isso, a OrtoCenter, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, possui uma equipe médica com profissionais especializados e que podem te ajudar. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>