Blog

Como lidar com artrose no inverno

Como lidar com artrose no inverno

No Brasil, a porcentagem da população considerada idosa está em torno de 14%, e dentro desse grupo, um grande número de pessoas sofre de artrose, doença que degenera as cartilagens das articulações. Isso acontece porque, com a idade avançada, essa cartilagem que reveste a extremidade dos ossos para evitar fricção e protegê-los se desgasta, causando dor.

No inverno, é comum que os pacientes que padecem de osteoartrite, como também é chamada a doença, se queixem de sentir mais dor na área afetada (por exemplo: coluna vertebral, joelho, dedos das mãos). Mas o que provoca essa reação?

O frio e a umidade deixam os músculos tensos, o que pode intensificar a dor, além de muitas pessoas interromperem as atividades físicas com a chegada do inverno, agravando os sintomas. Outros fatores como depressão, estresse e doenças virais como a gripe, que aparecem comumente quando a temperatura desce, também contribuem para o aumento da dor nessa época do ano. Como consequência, o movimento é restringido e a pessoa fica impossibilitada de realizar suas atividades diárias.

A recomendação dos médicos para aliviar a dor vai depender dos resultados do diagnóstico. Em alguns casos será necessário prescrever medicamentos como analgésicos ou anti-inflamatórios, mas também podem ser indicadas sessões de terapia. Mesmo sendo difícil sair da cama quentinha no inverno, é importante não deixar de realizar exercícios físicos, já que isso auxilia a fortalecer os músculos e manter uma boa articulação.

A prevenção é fundamental

Uma das principais medidas de prevenção que devem ser tomadas para evitar a artrose é ter uma boa alimentação. Com uma dieta balanceada, o organismo recebe todos os nutrientes necessários para se manter saudável e evitar a obesidade, que está relacionada à osteoartrite por conta do excesso de peso nas regiões que podem ser afetadas. Isso, combinado com atividade física regular, serve como lubrificante para as articulações e ajuda a prevenir a doença.

A visita ao médico não deve faltar – ele poderá oferecer mais informações sobre o tema e fazer uma análise para determinar o tratamento mais adequado. Na Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, temos uma equipe de profissionais capacitados para atender você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>