Blog

Como funciona a acupuntura?

Como funciona a acupuntura?

Com mais de 2000 anos de existência, a acupuntura é uma forma de tratamento que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e possui adeptos em diversas partes do mundo. Atualmente, ela é realizada com a inserção de pequenas agulhas, 10 vezes mais finas que as utilizadas para injeção. A prática consiste em inserir estas agulhas em pontos estratégicos do corpo, que são escolhidos de acordo com o problema a ser tratado.

A acupuntura e seus benefícios

A acupuntura consegue trazer benefícios físicos e psicológicos ao paciente. Pessoas que têm problemas de ansiedade, estresse, depressão, insônia, enxaqueca e traumas em geral, além de problemas relacionados à imunidade, reumatismo, hormônios, espasmos e dores persistentes, conseguem grandes melhorias.

É importante ressaltar que as melhorias com a acupuntura não são sempre garantidas, pois como todo tratamento, depende da resposta do corpo do paciente às técnicas utilizadas. Entretanto, também é importante lembrar que não existem relatos quanto a efeitos colaterais decorrentes da prática. No máximo, o paciente pode adquirir alguns pequenos hematomas, causadas por conta de uma baixíssima quantidade de sangue que pode vir a sair com a inserção das agulhas.

Acupuntura dói?

Por conta do pequeno tamanho das agulhas, a acupuntura é quase indolor, na enorme maioria das vezes. Entretanto, depois que a agulha é inserida no corpo do paciente, às vezes há uma pequena sensação de choque e uma dor leve e totalmente suportável.

Como uma pessoa que tem medo de agulha pode fazer acupuntura?

Como já foi citado, a técnica é praticamente indolor, não há conhecimento de efeitos colaterais e as agulhas utilizadas são ultrafinas. Ou seja, não há o que temer, já que a técnica é minimamente invasiva. Entretanto, se o interessado ainda não se sentir confortável com a sensação de ter agulhas em seu corpo, existem outros recursos que podem ser utilizados. Por exemplo, a acupuntura a laser, a ventosaterapia (quando são utilizadas ventosas para criar uma sucção em determinados pontos do corpo, técnica a que recorreram muitos atletas das Olimpíadas Rio 2016), a pressão da própria mão do médico acupunturista, entre outros.

Acupuntura no Rio de Janeiro é na OrtoCenter

A acupuntura tem se popularizado cada vez mais, sobretudo entre clínicas de bem-estar e saúde. A técnica também faz parte da lista de procedimentos atendidos pela OrtoCenter, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, que tem não só essa, mas muitas outras atividades e especialidades além de ortopedia, como RPG, hidroterapia e nutricionista. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>